Terceira etapa de vacinação contra HPV começa segunda-feira

A Prefeitura de Uberlândia inicia na próxima segunda-feira (02) a terceira fase da vacinação contra o vírus papiloma humano (HPV). Não se trata de uma campanha, mas de uma continuidade da implementação da vacina no calendário nacional, que começou em março de 2014.
Com a ampliação da faixa etária, além das adolescentes de 12 a 14 anos que tinham a vacina disponível, devem procurar os postos de saúde as meninas a partir dos nove anos. A Secretaria de Saúde tem como público alvo cerca de 12.000 meninas e a meta mínima é atingir 80% deste grupo, o que equivale a 9.600 adolescentes.

Mesmo as garotas de 12 e 13 anos, priorizadas no calendário de 2014, que por algum motivo deixaram de procurar as salas de vacina nas etapas anteriores, têm ainda uma nova oportunidade de iniciar o esquema vacinal. O Ministério da Saúde decidiu manter a oferta nesta faixa etária. Já a adolescente que iniciar o esquema vacinal na rede particular poderá continuar na rede pública desde que esteja dentro da idade preconizada.

As 70 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSFs) e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) incluindo a zona rural têm a vacina, de 8h às 17h. Nas unidades de saúde dos bairros Tocantins e Brasil a população pode optar pelo atendimento até 21h, no horário do trabalhador.
A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ângela Maria Menezes, explica que a adolescente só fica totalmente imunizada após receber todas as doses. “A vacina é injetável e será ministrada em três doses. A segunda dose será aplicada seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos após a aplicação da primeira dose. Por isso é importante ter a carteira de vacinação em mãos e em dia”, disse.
A oferta da vacina contra HPV também foi estendida às mulheres de 14 a 26 anos de idade que convivem o vírus HIV. O acolhimento e a imunização deste público serão feitos no Ambulatório Herbert de Souza. A familiaridade destas pacientes com a equipe na unidade evita situações de constrangimento e auxilia a Secretaria de Saúde a monitorar a quantidade de casos da doença, em Uberlândia.

Ameaça

O HPV é um vírus sexualmente transmissível capaz de infectar pele ou mucosa. A infecção é uma das principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, que é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres e faz por ano aproximadamente 5,2 mil vítimas fatais. As estimativas em 2014 foram de 15,3 casos a cada 100 mil mulheres.
A vacina tem eficácia comprovada e previne 98,8% de casos de câncer de colo de útero. Na rede privada de saúde, o medicamento custa cerca de R$ 1 mil. O Ministério da Saúde disponibiliza pela internet uma página para que a população possa tirar dúvidas ligadas a Vacinação contra o HPV. O aceso pode ser feito pelo link: http://www.blog.saude.gov.br/j0mbcg .

Márley Naves
Saúde
26/2/2015

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas