BALDE CHEIO-Projeto qualifica produção de pecuaristas leiteiros
![]() |
BALDE CHEIO-Projeto qualifica produção de pecuaristas leiteiros |
Com apoio da Votorantim Metais, iniciativa atende produtores de Vazante e região
O Projeto Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Leiteiro reúne resultados positivos para os produtores de leite de Vazante e região. Utilizando a metodologia do “Balde Cheio”, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a iniciativa contempla 40 pecuaristas, contribuindo para a qualificação da atividade leiteira em suas propriedades rurais. A iniciativa é promovida via ReDes, programa realizado pelo Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com apoio da Unidade Vazante da Votorantim Metais, Prefeitura Municipal e Agência de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Vazante e Região (ADVAZ).
![]() |
Iniciado em 2013, e com um investimento de cerca de R$ 800 mil, o Projeto Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Leiteiro já apresenta conquistas significantes: alguns beneficiários conseguiram aumentar em mais de 70% a sua produção. Os pecuaristas recebem consultoria para melhorarem a qualidade do leite e de suas pastagens, além de contar com a orientação de um coordenador, um veterinário e dois técnicos agrícolas
.Ao longo de 2014, foram promovidas capacitações sobre agronegócio, vendas e microempreendedorismo individual. Também foi realizada a análise da terra dos produtores para correção de solo, exames de brucelose e tuberculose nos rebanhos. Para facilitar o trabalho dos consultores, o Projeto disponibilizou toda estrutura de escritório, dois carros e GPS.
O Projeto Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Leiteiro também contribuiu para que cerca de 80% do rebanho dos pecuaristas beneficiários fossem cadastrados com brincos de identificação. Além disso, também foi disponibilizada estrutura para área de piquetes rotacionados; instruções para elaboração de projetos técnicos e preenchimento da planilha de coleta de dados econômicos e zootécnicos; e orientação de manejo de rebanho e pastagem.
Moradora de Claro de Minas, a 7 km de Vazante, Cássia Cristina Corrêa Fonseca conseguiu aumentar a produção de leite e diminuir o custo com insumos. “A gente tirava em torno de 200 litros de leite por dia e, agora, aumentamos para 350”, explica. De acordo com a pecuarista, o custo com a produção diminuiu em 40% depois da capacitação que recebeu. “A ração é muito cara e aprendemos como usar corretamente o pasto, que dá a proteína necessária para o gado. Antes, comprávamos milho como fonte de energia, mas agora aprendemos que o sorgo, que é mais barato, pode substitui-lo”, comenta. A partir da participação no Programa, Cássia e seu pai começaram a investir em novos pastos. “Temos quase dois hectares de capim e estamos aumentando para quatro hectares. Vamos ter pasto de sobra para comprar gado e aumentar nossa renda”, comemora.
Vocação local
A realização do Projeto Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Leiteiro foi motivada pelo resultado de um diagnóstico socioeconômico, realizado pelo Programa ReDes em Vazante, que identificou as vocações do município: mineração, agronegócio, turismo religioso e serviços em geral. A ADVAZ, então, propôs um projeto para o Instituto Votorantim que utiliza o Balde Cheio como metodologia, que foi aprovado e gerido pela instituição.
“Conhecemos produtores que gastam 65% de seu rendimento em insumos. Por isso, é tão importante que eles saibam como otimizar seus custos e aumentarem o lucro”, afirma Ubirana Magela Rodrigues Ferreira, agente técnica de desenvolvimento da ADVAZ. De acordo com ela, espera-se que a partir de 2015 os beneficiários se reúnam para construírem uma cooperativa. “Como cooperados ele poderão negociar melhor o leite e continuar a busca pela qualificação de sua produção” completa.
Para participar do projeto, os pecuaristas interessados precisam procurar a ADVAZ, com a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e responder um questionário sobre sua produção. A partir dessa etapa, a Agência faz uma pesquisa de campo para avaliar se o pecuarista se enquadra no projeto. Em caso positivo, os documentos são submetidos à avaliação dos demais apoiadores do Projeto.
“O Projeto Sustentável do Agronegócio Leiteiro é mais um exemplo do compromisso da Votorantim Metais com o desenvolvimento local de Vazante e região”, afirma Antônio Padrón, gerente geral da Unidade Vazante da Votorantim Metais. De acordo com Padrón, a empresa incentiva e investe em iniciativas que fomentam a cadeia produtiva e a transformação social nas comunidades onde opera.
Balde Cheio
O Programa Balde Cheio é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. Seu objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.
Sobre a Votorantim Metais
A Votorantim Metais investe desde sua criação, em 1996, no crescimento de suas operações com base em princípios de sustentabilidade e estabilidade operacional. A empresa é líder no mercado brasileiro de alumínio primário, uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco e a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina. Segunda maior companhia brasileira de metais não-ferrosos, a Votorantim Metais tem 17 unidades industriais, sendo onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A empresa possui uma gestão de Inovação Aberta, materializada em uma governança corporativa, reconhecida nacionalmente pela Confederação Nacional das Indústrias, por meio do Prêmio Nacional de Inovação. A Votorantim Metais é a empresa no Brasil que tem o maior número de projetos aprovados pelo Senai-Cimatec, desenvolvendo soluções para o aumento da competitividade da indústria brasileira.
Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim é o agente propulsor das práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade e para os negócios.
O Instituto orienta as empresas do Grupo, presente em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países, em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, trabalho, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.
Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br e twitter.com/instvotorantim.
Canais apoiados pelo IV:
www.blogeducacao.com.br / www.facebook.com/blogeducacao
www.blogacesso.com.br / www.facebook.com/blogacesso
www.viablog.org.br / www.facebook.com/programavia
www.programaredes.org.br
Comentários