BALDE CHEIO-Projeto qualifica produção de pecuaristas leiteiros

BALDE CHEIO-Projeto qualifica produção de pecuaristas leiteiros
www.vmetais.com.br
Com apoio da Votorantim Metais, iniciativa atende produtores de Vazante e região
O Projeto Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Leiteiro reúne resultados positivos para os produtores de leite de Vazante e região. Utilizando a metodologia do “Balde Cheio”, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a iniciativa contempla 40 pecuaristas, contribuindo para a qualificação da atividade leiteira em suas propriedades rurais. A iniciativa é promovida via ReDes, programa realizado pelo Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com apoio da Unidade Vazante da Votorantim Metais, Prefeitura Municipal e Agência de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Vazante e Região (ADVAZ).
m.revistaconexaorural.com.br

Iniciado em 2013, e com um investimento de cerca de R$ 800 mil, o Projeto Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Leiteiro já apresenta conquistas significantes: alguns beneficiários conseguiram aumentar em mais de 70% a sua produção.  Os pecuaristas recebem consultoria para melhorarem a qualidade do leite e de suas pastagens, além de contar com a orientação de um coordenador, um veterinário e dois técnicos agrícolas
.Ao longo de 2014, foram promovidas capacitações sobre agronegócio, vendas e microempreendedorismo individual. Também foi realizada a análise da terra dos produtores para correção de solo, exames de brucelose e tuberculose nos rebanhos. Para facilitar o trabalho dos consultores, o Projeto disponibilizou toda estrutura de escritório, dois carros e GPS.



O Projeto Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Leiteiro também contribuiu para que cerca de 80% do rebanho dos pecuaristas beneficiários fossem cadastrados com brincos de identificação. Além disso, também foi disponibilizada estrutura para área de piquetes rotacionados; instruções para elaboração de projetos técnicos e preenchimento da planilha de coleta de dados econômicos e zootécnicos; e orientação de manejo de rebanho e pastagem.



Moradora de Claro de Minas, a 7 km de Vazante, Cássia Cristina Corrêa Fonseca conseguiu aumentar a produção de leite e diminuir o custo com insumos. “A gente tirava em torno de 200 litros de leite por dia e, agora, aumentamos para 350”, explica. De acordo com a pecuarista, o custo com a produção diminuiu em 40% depois da capacitação que recebeu. “A ração é muito cara e aprendemos como usar corretamente o pasto, que dá a proteína necessária para o gado. Antes, comprávamos milho como fonte de energia, mas agora aprendemos que o sorgo, que é mais barato, pode substitui-lo”, comenta. A partir da participação no Programa, Cássia e seu pai começaram a investir em novos pastos. “Temos quase dois hectares de capim e estamos aumentando para quatro hectares. Vamos ter pasto de sobra para comprar gado e aumentar nossa renda”, comemora.



Vocação local



A realização do Projeto Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Leiteiro foi motivada pelo resultado de um diagnóstico socioeconômico, realizado pelo Programa ReDes em Vazante, que identificou as vocações do município: mineração, agronegócio, turismo religioso e serviços em geral. A ADVAZ, então, propôs um projeto para o Instituto Votorantim que utiliza o Balde Cheio como metodologia, que foi aprovado e gerido pela instituição.



“Conhecemos produtores que gastam 65% de seu rendimento em insumos. Por isso, é tão importante que eles saibam como otimizar seus custos e aumentarem o lucro”, afirma Ubirana Magela Rodrigues Ferreira, agente técnica de desenvolvimento da ADVAZ. De acordo com ela, espera-se que a partir de 2015 os beneficiários se reúnam para construírem uma cooperativa. “Como cooperados ele poderão negociar melhor o leite e continuar a busca pela qualificação de sua produção” completa.



Para participar do projeto, os pecuaristas interessados precisam procurar a ADVAZ, com a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e responder um questionário sobre sua produção. A partir dessa etapa, a Agência faz uma pesquisa de campo para avaliar se o pecuarista se enquadra no projeto. Em caso positivo, os documentos são submetidos à avaliação dos demais apoiadores do Projeto.



“O Projeto Sustentável do Agronegócio Leiteiro é mais um exemplo do compromisso da Votorantim Metais com o desenvolvimento local de Vazante e região”, afirma Antônio Padrón, gerente geral da Unidade Vazante da Votorantim Metais. De acordo com Padrón, a empresa incentiva e investe em iniciativas que fomentam a cadeia produtiva e a transformação social nas comunidades onde opera.



Balde Cheio



O Programa Balde Cheio é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. Seu objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.





Sobre a Votorantim Metais



A Votorantim Metais investe desde sua criação, em 1996, no crescimento de suas operações com base em princípios de sustentabilidade e estabilidade operacional. A empresa é líder no mercado brasileiro de alumínio primário, uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco e a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina. Segunda maior companhia brasileira de metais não-ferrosos, a Votorantim Metais tem 17 unidades industriais, sendo onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A empresa possui uma gestão de Inovação Aberta, materializada em uma governança corporativa, reconhecida nacionalmente pela Confederação Nacional das Indústrias, por meio do Prêmio Nacional de Inovação. A Votorantim Metais é a empresa no Brasil que tem o maior número de projetos aprovados pelo Senai-Cimatec, desenvolvendo soluções para o aumento da competitividade da indústria brasileira.



Sobre o Instituto Votorantim



O Instituto Votorantim é o agente propulsor das práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade e para os negócios.



O Instituto orienta as empresas do Grupo, presente em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países, em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida  das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, trabalho, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.



Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br e twitter.com/instvotorantim.



Canais apoiados pelo IV:

www.blogeducacao.com.br / www.facebook.com/blogeducacao

www.blogacesso.com.br / www.facebook.com/blogacesso

www.viablog.org.br / www.facebook.com/programavia

www.programaredes.org.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas