PROJETO DE ALUNAS DA BELAS ARTES PARTICIPA DA 5ª EDIÇÃO DA MOSTRA JOVENS DESIGNERS

Entre 12 de fevereiro e 29 de março, 40 projetos criativos e inovadores de 24 instituições de todo o Brasil, estarão expostos no Museu da Casa Brasileira.

O Museu da Casa Brasileira (MCB) apresenta, a partir de 12 de fevereiro, nesta quinta-feira, a 5ª edição da Mostra Jovens Designers, que reúne trabalhos de estudantes de todo o Brasil.

Com o objetivo de estimular a formação de novos talentos e incentivar o design no país, a exposição apresenta 40 produtos e protótipos de 63 universitários selecionados de 24 instituições, em oito estados brasileiros. Todos os selecionados se destacam pela criatividade, forma e funcionalidade em diferentes segmentos.


O Centro Universitário Belas Artes estará presente na Mostra com o projeto Bebedouro Guanabara das alunas já formadas em Design de Produto – Bruna Sirqueira e Layla Celegato Uechi – desenvolvido como trabalho de conclusão de curso e pensado para as Olímpiadas de 2016.


O bebedouro Guanabara foi projetado para ser instalado nos espaços internos do evento olímpico e para atender pessoas de diferentes estaturas, características físicas e portadores de necessidades especiais. A inspiração para a sua forma vem do Pão de Açúcar, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade carioca, agregando um aspecto monumental e um valor simbólico para o objeto.

A preocupação ambiental também está presente. O sistema de funcionamento do bebedouro é simples e não utiliza energia elétrica. “Após a utilização, a água que escorre para os ralos vai para um reservatório, onde se planeja reaproveitá-la em descargas de vasos sanitários ou outros usos que não necessitem de água limpa”, explica Bruna Sirqueira, uma das idealizadoras do projeto.

O Bebedouro Guanabara possui um caráter inclusivo, funcional, estético, simbólico, sustentável e já foi premiado na categoria prata do IDEA Brasil 2013, uma das premiações mais prestigiadas do Design Brasileiro.

Sobre o Centro Universitário Belas Artes de SP

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, fundado em 23 de Setembro de 1925, desde seu inicio, ainda com o nome Escola de Belas Artes, proporcionou um espaço para o diálogo, troca de conhecimento, desenvolvimento da criatividade e expressão pessoal. Na década de 30, a Escola criou um forte laço com a Pinacoteca do Estado de S. Paulo, ficando responsável por seu acervo durante sete anos e até, no período de 44 anos dividiram o mesmo prédio. Atualmente, o Centro Universitário conta com três unidades, todas localizadas no bairro Vila Mariana, em São Paulo.

A criatividade continua como a característica mais forte da Instituição, que está alinhada com os novos rumos da economia do país. A indústria criativa movimentou R$ 110 bilhões em 2011, segundo estudo recente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), que considerava estudos da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Dos 14 segmentos de atuação considerados pela economia criativa, 10 são contemplados na Belas Artes. Ao todo a Instituição oferece 12 opções de graduação e 16 em pós-graduação.

Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, a qualificação dos professores e a infraestrutura completa, com uma Biblioteca que oferece mais de 140.000 títulos, laboratórios de última geração, entre outros. Além disso, a Belas Artes oferece apoio e experiência de mercado aos alunos, através do programa de Coaching e a vivência em diversos tipos de projetos nos programas da central de extensão. Estes são aspectos favoráveis à formação 

visite nosso novo site

http://www.facebook.com/Marqueterie

tel: 11 3061-5712 (direto)

tel: 11 3083 7399 (central)

rua dos Pinheiros, 54 - conj. 3 – Pinheiros – CEP: 05422-000

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado