PROJETO DE ALUNAS DA BELAS ARTES PARTICIPA DA 5ª EDIÇÃO DA MOSTRA JOVENS DESIGNERS

Entre 12 de fevereiro e 29 de março, 40 projetos criativos e inovadores de 24 instituições de todo o Brasil, estarão expostos no Museu da Casa Brasileira.

O Museu da Casa Brasileira (MCB) apresenta, a partir de 12 de fevereiro, nesta quinta-feira, a 5ª edição da Mostra Jovens Designers, que reúne trabalhos de estudantes de todo o Brasil.

Com o objetivo de estimular a formação de novos talentos e incentivar o design no país, a exposição apresenta 40 produtos e protótipos de 63 universitários selecionados de 24 instituições, em oito estados brasileiros. Todos os selecionados se destacam pela criatividade, forma e funcionalidade em diferentes segmentos.


O Centro Universitário Belas Artes estará presente na Mostra com o projeto Bebedouro Guanabara das alunas já formadas em Design de Produto – Bruna Sirqueira e Layla Celegato Uechi – desenvolvido como trabalho de conclusão de curso e pensado para as Olímpiadas de 2016.


O bebedouro Guanabara foi projetado para ser instalado nos espaços internos do evento olímpico e para atender pessoas de diferentes estaturas, características físicas e portadores de necessidades especiais. A inspiração para a sua forma vem do Pão de Açúcar, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade carioca, agregando um aspecto monumental e um valor simbólico para o objeto.

A preocupação ambiental também está presente. O sistema de funcionamento do bebedouro é simples e não utiliza energia elétrica. “Após a utilização, a água que escorre para os ralos vai para um reservatório, onde se planeja reaproveitá-la em descargas de vasos sanitários ou outros usos que não necessitem de água limpa”, explica Bruna Sirqueira, uma das idealizadoras do projeto.

O Bebedouro Guanabara possui um caráter inclusivo, funcional, estético, simbólico, sustentável e já foi premiado na categoria prata do IDEA Brasil 2013, uma das premiações mais prestigiadas do Design Brasileiro.

Sobre o Centro Universitário Belas Artes de SP

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, fundado em 23 de Setembro de 1925, desde seu inicio, ainda com o nome Escola de Belas Artes, proporcionou um espaço para o diálogo, troca de conhecimento, desenvolvimento da criatividade e expressão pessoal. Na década de 30, a Escola criou um forte laço com a Pinacoteca do Estado de S. Paulo, ficando responsável por seu acervo durante sete anos e até, no período de 44 anos dividiram o mesmo prédio. Atualmente, o Centro Universitário conta com três unidades, todas localizadas no bairro Vila Mariana, em São Paulo.

A criatividade continua como a característica mais forte da Instituição, que está alinhada com os novos rumos da economia do país. A indústria criativa movimentou R$ 110 bilhões em 2011, segundo estudo recente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), que considerava estudos da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Dos 14 segmentos de atuação considerados pela economia criativa, 10 são contemplados na Belas Artes. Ao todo a Instituição oferece 12 opções de graduação e 16 em pós-graduação.

Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, a qualificação dos professores e a infraestrutura completa, com uma Biblioteca que oferece mais de 140.000 títulos, laboratórios de última geração, entre outros. Além disso, a Belas Artes oferece apoio e experiência de mercado aos alunos, através do programa de Coaching e a vivência em diversos tipos de projetos nos programas da central de extensão. Estes são aspectos favoráveis à formação 

visite nosso novo site

http://www.facebook.com/Marqueterie

tel: 11 3061-5712 (direto)

tel: 11 3083 7399 (central)

rua dos Pinheiros, 54 - conj. 3 – Pinheiros – CEP: 05422-000

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas