SESI-SP e SENAI-SP adotam Office 365 e Azure com apoio da Brasoftware

Responsável pelo licenciamento de software de importantes organizações educacionais, a Brasoftware apoiou as instituições na decisão pela solução
Atuando na geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial, por meio da formação tecnológica, o SESI-SP e o SENAI-SP, importantes instituições educacionais do País, contaram com a Brasoftware, um dos mais tradicionais parceiros da Microsoft, na implementação da solução Office 365 e Azure. O desafio estava em adotar uma plataforma de e-mail confiável, que oferecesse alta disponibilidade e gerenciamento centralizado entre as diversas unidades de ensino das instituições, além da individualização do e-mail para cada funcionário.


Reginaldo Rodrigues de Mello, gerente de operações de TI do SESI-SP e SENAI-SP, explica que entre as razões para optar pela solução da Microsoft estava a capacidade da solução de acompanhar o crescimento e a expansão da instituição de ensino, assim como o subsidio oferecido pela Microsoft em contratos no modelo EES (Enrollment for Education Solutions), que disponibiliza para instituições acadêmicas um valor diferenciado para cada licença adquirida e, ainda como vantagem, um adicional de mais cinco licenças livres do pacote MS-Office professional para alunos, professores e demais colaboradores.  “A nova plataforma de e-mails simplificou a gestão de nosso ambiente tecnológico, por um valor alternativo muito mais atrativo e vantajoso”, afirma o executivo.

Desenvolvimento do Projeto

De acordo com Mello, a ferramenta antiga de e-mail já não atendia mais as necessidades das instituições devido à incompatibilidade entre as demais plataformas e serviços de TI. Além disso, muitas caixas de e-mails eram compartilhadas entre 4 e 6 pessoas. Uma situação não compatível com a posição que as organizações haviam alcançado. Era preciso buscar uma solução adequada ao negócio e à proporção das instituições. “O papel da Brasoftware, juntamente com o departamento de TI do SESI-SP e SENAI-SP, foi fundamental para identificar as melhores ações para nosso ambiente tecnológico, indicando o Office 365 e o Azure para a Educação”, comenta.

A troca de uma ferramenta tecnológica para outra exige cuidado e alta capacidade técnica, por isso, a Brasoftware iniciou o projeto piloto na área administrativa e em três unidades educacionais, uma do SENAI-SP e duas do SESI-SP, totalizando 120 usuários para que, a partir daí, a expansão da solução se iniciasse por toda rede, de forma segura, assertiva e padronizada. “Esta fase é muito importante, ainda que pareça pequena diante da complexidade de toda a rede, porque é no sucesso do projeto piloto que se inicia a multiplicação da solução em toda a rede”, conta Andrea Lopes, executiva de Contas da Brasoftware.

O primeiro passo foi subir os serviços da rede de ensino para a nuvem, o que com o Azure gerou uma alta disponibilidade nas atividades do SESI-SP e SENAI-SP. Juntamente com a implementação do Office 365, o fluxo de trabalho e informações passaram a ser mais organizados, diretos e eficientes. “O projeto que iniciou com 120 contas, diante de 7 mil usuários existentes ganhou força e, hoje, estamos com mais de 22 mil contas ativas, um número três vezes maior do que tínhamos, com um valor menor e memória ilimitada porque estão na nuvem e não mais em nos servidores que mantínhamos em cada unidade, além dos demais benefícios que o contrato EES propicia aos colaboradores do SESI-SP e SENAI-SP.”, conta Mello.



Comunicação Unificada

Outro ponto que levou o SESI-SP e o SENAI-SP a escolherem o Office 365 foi o desejo de um contato mais próximo e direto com seus profissionais; em outubro, por exemplo, no Dia dos Professores, a alta administração da instituição sempre teve a intenção de parabenizar cada um de seus professores, não da forma coletiva como era possível, felizmente, essa meta foi alcançada agora com a individualização dos e-mails.

Durante o processo, a Brasoftware ofereceu treinamento sobre a solução para os líderes de cada equipe das unidades, com o objetivo de informar e capacitar para que pudessem se tornar multiplicadores deste conhecimento. Todo aparato logístico para que esses encontros acontecessem foi montado, incluindo vídeo conferência, uma ferramenta disponível no Office 365. 

“O número de chamados do helpdesk, com a solução, diminuiu em 60%, mesmo durante a mudança da nossa estrutura de TI, porque os treinamentos mostraram não só as facilidades da ferramenta, mas capacitaram nossos colaboradores para manuseá-las. Poucos dias depois, já víamos fotos no Outlook, documentos no OneDrive, conferências entre nossos colaboradores, e eventos agendados no calendário”, conta o gerente de operações de TI das instituições.



O Futuro

“Estamos muito orgulhosos de levar e participar deste novo conceito para o ambiente tecnológico de uma das grandes instituições de ensino do País”, comemora Andrea Lopes, executiva de contas da Brasoftware. Atualmente, a rede de ensino estuda disponibilizar o serviço Yammer, da solução Office 365, a rede social corporativa, e promover suas atividades internas e o relacionamento entre os colaboradores.

“Este projeto foi muito importante para nossa organização e para toda área de TI, que reuniu a competência e o esforço de ambas as equipes. Sinto-me, particularmente, muito orgulhoso de ter dado esse passo com a Brasoftware, nossa parceira há mais de uma década”, afirma Érulos Ferrari Filho, diretor de Tecnologia da Informação do SESI-SP e do SENAI-SP.



Sobre a Brasoftware

Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais tradicionais revendedores de software do mercado brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Symantec, McAfee, Citrix, Adobe, CA, Corel, Autodesk, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura. Nos últimos cinco anos, a companhia registrou crescimento superior a 20% ao ano. BrasilPrev, Petrobrás, Claro, Cielo, Editora Abril, Embratel, Serasa Experian, VIVO, SKY, Policia Militar SP, Eletrobras, TAM, SENAI - SP são alguns dos clientes da empresa. Para mais informações acesse: www.brasoftware.com.br.


Contatos para a imprensa:
S2Publicom 
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2Publicom
PABX: (11) 3027.0200 / 3531-4950

Erika Borges – erika.borges@s2publicom.com.br - (11) 3027-0212
Caique Batista – caique.batista@s2publicom.com.br - (11) 3027-0246
Priscila Rocha – priscila.rocha@s2publicom.com.br - (11)  3027-0201

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas