Agricultores aprendem sobre Doma Racional de Equídeos pela primeira vez em Formoso MG‏

Agricultores aprendem sobre Doma Racional de Equídeos pela primeira vez em Formoso
O ano começou bem para trabalhadores rurais do município de Formoso-MG. Graças ao Senar Minas, em janeiro eles participaram do curso de Doma Racional de Equídeos, realizado pela primeira vez no município. 
Segundo a mobilizadora do Sindicato de Produtores Rurais de Formoso, Marilúcia Lima, além dos agricultores, a população também tem um carinho especial por cavalos, já que organizam e participam de uma famosa cavalgada todos os anos no mês de junho. 

O trabalho foi conduzido na Chácara Mário Chesi e foram utilizados animais xucros dos próprios participantes para ensinar as técnicas adequadas da doma racional de equídeos. Foi mencionada também a importância de ter proximidade e dar carinho aos animais. “A primeira coisa necessária para trabalhar com animais é gostar deles. Percebi que o pessoal daquela região gosta muito de cavalos, mas eles estavam carentes de informação, por isso houve tanto entusiasmo durante as aulas”, ressaltou o instrutor Fernando Tadeu Rodrigues.

Em meio aos 13 alunos, uma despertava curiosidade por ser a única participante do sexo feminino. Maria Silvia Carneiro, técnica em agropecuária e filha de agricultor, nunca escondeu sua paixão por cavalos. “Eu não trabalho diretamente com os cavalos, mas desde pequena tenho meus animais que cuido com muito carinho e o curso me despertou interesse justamente para que eu entendesse o comportamento deles e aprendesse a tratá-los como merecem”, completou ela.
O agricultor Jorge Arvei Vagner foi quem procurou o Senar. “Antes do curso, ficávamos em dúvida ao cuidar dos cavalos, sem saber o certo e o errado. Agora, é bem melhor. O instrutor é muito bom e ensinou tudo que precisávamos”, destacou ele.

    
Bárbara Gonçalves
Assessora de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.brServiço Nacional de Aprendizagem Rural


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva