“Verão sob medida” melhora a saúde e o físico de frequentadores


Diagnosticada com gordura no figado, a dona de casa Maria Regina Fernandes, de 43 anos, moradora do bairro Tibery, não perdeu tempo. Participou da primeira edição do programa “Verão sob medida”, em 2014, e retornou em 2015. Otimista, ela afirma ter eliminado 9 kg, saindo de 79 para 70 kg. “A atividade física resolveu meu problema, graças a Deus não tenho mais nada”, disse.
Com pouco mais de um mês de programação, as aulas de ginástica e hidroginástica ofertadas gratuitamente pelo programa da Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Futel, já trouxeram resultados positivos para a vida de muitos frequentadores. Um levantamento realizado pela Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel) apontou que o número de pessoas acima do peso caiu de 60% para 40% em relação à primeira edição do “Verão Sob Medida”, que aconteceu em 2014.
Nesta segunda edição, 4.650 alunos se inscreveram. Destes, 3.195 são mulheres e 1.955 são homens. No ano passado foram cerca 1.500 inscritos.

Além de incentivar a prática de esportes e a rotina de uma vida saudável, o programa realiza gratuitamente avaliações do Índice de Massa Corpórea (IMC) e o cálculo cintura-quadril. Estas informações auxiliam no momento de decidir as intensidades dos exercícios e as condições físicas dos alunos. 

A empresária Márcia Amaral, 49 anos, faz avaliações com os profissionais disponibilizados pelo programa. Perdeu 10 cm de cintura e 10 cm de quadril. Sua meta é perder 20 kg - 10 kg ela já conseguiu. “A disposição é outra desde que comecei a frequentar. Fazia caminhadas no Parque do Sabiá e vi as atividades, gostei e fiquei. Venho todos os dias da semana, por isso parei com a caminhada e faço apenas as aulas aqui. Já dá para exercitar muito nessa uma hora e meia de atividade. Não canso, venho com prazer e saio daqui toda animada. Quero continuar aqui, fiz amizade com o pessoal e inclusive com os professores”, disse.
Para o professor e educador físico Edson Lopes, coordenador do Núcleo Esportivo do Parque do Sabiá, a queda no número de pessoas com sobrepeso se deve pelo fato de que alunos continuaram a praticar exercícios no parque durante o ano e se recadastraram para a edição de 2015 do “Verão sob medida”. “Muitos alunos não tinham acesso a academia e orientações. Alguns por questão financeira”, disse.
Apesar da queda do número de frequentadores com sobrepeso, a Futel continua estimulando e incentivando as pessoas a praticarem exercícios. De todos os inscritos, 17% estão com o grau de obesidade 01. Com obesidade 02, considerada severa, o número é de 4%. A obesidade 03, considerada mórbida, foi identificada em 2% dos inscritos. Já o cálculo cintura-quadril apresentou que 10% estão com baixo risco, 25% risco moderado, 30% alto risco e 35% com risco muito alto.
Quem ainda não está participando pode se inscrever para o último mês do programa. As aulas de ginástica acontecem de segunda a sexta-feira no Parque do Sabiá. Já as aulas de hidroginástica são oferecidas no Parque do Sabiá, de manhã e de tarde, e ainda no Viva Mansour e no poliesportivo do bairro Presidente Roosevelt, também de segunda a sexta-feira.

Serviço: Programa Verão Sob Medida

Data: Até o dia 27 de fevereiro
Horário: Sempre às 18h30

Aulas de ginástica
Horário: 18h30
Local: Parque do Sabiá, rua Haia, s/n, bairro Tibery

Aulas de hidroginástica
Horário: 18h30
Locais:
- Parque do Sabiá, rua Haia, s/n, bairro Tibery
- Viva Mansour, rua Citaré, 52, bairro Mansour
- Poliesportivo do Roosevelt, praça Guilherme de Freitas Paraíso, s/n, bairro Presidente Roosevelt








Rodrigo Fernandes
Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer - Futel

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos