“Melhor em Casa” é apresentado em Congresso Mundial de Saúde Pública, na Índia

guebala.blogspot.com
O programa Melhor em Casa, da Prefeitura de Uberlândia, é um dos destaques do 14° Congresso Mundial de Saúde Pública, que está acontecendo na Índia. Com o tema “Definição do papel da saúde pública no ambiente globalizado atual”, a experiência exitosa de atendimento em domicílio foi inscrita no mês de julho de 2014 e avaliada por seis profissionais de saúde de diferentes nacionalidades. Entre os dias 11 e 15 de fevereiro na cidade Kolkata, os resultados do programa em Uberlândia estão sendo apresentados para profissionais da saúde pública e privada pertencentes a mais de 50 países.

O Melhor em Casa foi contemplado por inovar no modelo de atenção à saúde com atendimento humanizado aos pacientes em suas residências e por promover a redução de ocupação dos leitos hospitalares. “Uberlândia apresenta para os profissionais de saúde em todo mundo um modelo de assistência recente que possibilita o cuidado do paciente junto à família e evita hospitalizações desnecessárias e riscos de infecções hospitalares”, explica Almir Fontes, secretário municipal de saúde.

Cerca de 1.400 pacientes foram atendidos pelo programa no ano de 2013 enquanto que em 2014 foram totalizados 3.135 pacientes atendidos. O Melhor em Casa reduziu o número de pacientes em longa permanência no Hospital e Maternidade de Uberlândia e favoreceu que outros pacientes tivessem acesso aos leitos hospitalares. “Nos quinze primeiros meses de implantação do programa, reduziu o número de diárias de internação de longa permanência no hospital de 3.896 dias/leito para 1.783 dias/leito. Ou seja, foram 2.113 dias/leito liberados a outros pacientes que necessitavam de cuidados hospitalares”, disse Laerte Honorato, diretor da rede.

O Programa

O atendimento de saúde em domicílio do programa Melhor em Casa é destinado aos pacientes que tem dificuldade ou impossibilidade física de locomoção e, portanto, necessitam com maior frequência do cuidado dos profissionais de saúde, uso de recursos e equipamentos médicos hospitalares. “O dialogo entre o paciente, cuidador e a equipe do programa é fundamental para adequar a estrutura familiar e rotina dos cuidadores, promovendo a continuidade do cuidado médico”, explica Laerte Honorato.
Implantado em Uberlândia em abril de 2013, o programa conta com cinco equipes de assistência em domicílio sob a gestão da Secretaria Municipal de Saúde e mais duas equipes sob a gestão do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Cada uma destas equipes tem capacidade para atender 60 pacientes. Compõe as equipes profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, nutricionista, farmacêutico e fonoaudiólogo. Só em 2014 foram mais de 15 mil atendimentos em diferentes especialidades médicas e implantado os serviços odontológicos em domicilio.

Congresso Mundial de Saúde Pública




A 14ª edição do Congresso Mundial de Saúde tem como tema central: "Pessoas saudáveis - ambiente saudável". Realizado a cada três anos desde 1975, o congresso é organizado pela Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA) e apoiado por agências da ONU, Organização Mundial de Saúde (OMS) e UNICEF. O objetivo do evento é reunir milhares de profissionais de saúde pública, acadêmicos, pesquisadores, gestores políticos e evidenciar ideias valorosas que possam ajudar a resolver problemas relacionados à saúde pública em todo mundo.
Representa Uberlândia nesta edição do Congresso Mundial a enfermeira que já atuou no programa Melhor em Casa Nunila Ferreira de Oliveira e o estudante do curso de medicina da UFU Fernando Silva de Oliveira. “O Congresso será um espaço para discutir questões emergentes de saúde no mundo onde teremos a oportunidade de apresentarmos o nosso trabalho e conhecer experiências exitosas desenvolvidas em outros países”, disse Laerte Honorato.

Premiações

No ano de 2013, o programa Melhor em Casa de Uberlândia foi premiado no Fórum de atenção domiciliar em Ribeirão Preto. Já em 2014 o programa teve o reconhecimento do 13° Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Atenção Domiciliar. “O acolhimento, assistência segura e humanizada articulada a outros setores da rede municipal de saúde favoreceram o alcance de bons resultados pelo município. A atenção à saúde do paciente é multidisciplinar e no conforto do lar, ambiente ideal para qualidade da assistência e recuperação do paciente”, explica o diretor.
Uberlândia também é considerada pelo Ministério da Saúde, referência na região para atendimento em domicílio. Foi realizado em 2014, no Hospital Maternidade Municipal, o seminário sobre monitoramento e fluxos do Serviço de Atendimento em Domicílio (SAD) com representantes Ministério da Saúde e das cidades de Uberaba, Monte Carmelo, Araguari, Ituiutaba e Patrocínio.
O acesso ao atendimento em domicílio em Uberlândia é articulado com a atenção primária e a rede de atenção pós-hospitalar da rede municipal de saúde. “Antes de receber os cuidados dos profissionais do Melhor em Casa, os pacientes passam por avaliação clínica e pelo setor de regulação, onde é verificada a eficácia terapêutica da assistência em acordo com o diagnóstico e o tratamento” disse.

Fernando Lopes
Saúde
13/02/2015

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas