Governador Pimentel atende pedido do prefeito de Uberlândia e nomeia Almir fontes na Regional de Saúde

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, atendeu ao pedido feito pelo prefeito Gilmar Machado e nomeu para assumir a Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia o então secretário municipal de Saúde, Almir Fernando Loureiro Fontes. A principal atribuição do novo superintendente será efetivar a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda este ano em Uberlândia e região.
Com a saída de Almir Fontes, o prefeito Gimar Machado também anunciou nesta sexta-feira (20) mudanças nas gestões da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e na Fundação Saúde do Município de Uberlândia (Fundasus). As alterações vão ao encontro do alinhamento entre Município e governo estadual, que iniciou esta semana a reestruturação das regionais de saúde.
helpsaude


À frente da Superintendência, o médico Almir Fontes, até então responsável pela SMS, vai cuidar dos 27 municípios do Triângulo Norte e terá como metas alguns trabalhos semelhantes aos que já vinha realizando à frente da pasta em Uberlândia e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas (Cosems).

“A saúde é uma área essencial e pedimos ao governador alguém da nossa confiança. O Almir [Fontes] já participava dos trabalhos enquanto secretário e agora dará seguimento em âmbito regional. Esse processo vai aliviar o atendimento em Uberlândia devido ao desenvolvimento do setor nas cidades da região”, afirmou o prefeito Gilmar Machado.
Entre as prioridades estão a regularização da entrega de medicamentos da farmácia básica, implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o final de 2015, auxílio na equipagem do Hospital Regional de Monte Carmelo e suporte ao funcionamento do complexo hospitalar de Patrocínio.
“A regionalização vai levar alguns serviços que vão contribuir para reduzir a demanda de Uberlândia. Hoje temos a necessidade urgente de implantar o Samu, levar a Rede Cegonha a todos os municípios, saúde mental, regulação, ouvidoria; tem várias questões que precisam ser discutidas com a região para fortalecer principamente aqueles municípios que são polos de micro, para que tenham condições de absorver parte da demanda que hoje, de uma forma ou de outra, acaba sendo absorvida por Uberlândia”, avaliou Almir Fontes.
Para o cargo de secretário municipal de Saúde, foi convidado o médico e servidor de carreira da Prefeitura há quase 30 anos Dario dos Passos. Ele atuava como diretor da Fundasus desde 2014 e recebeu o convite por sua experiência e conhecimento da rede. O novo secretário vai continuar as políticas de governo tendo como prioridade o fortalecimento da saúde da família e a saúde bucal. Outros pontos que também seguirão com a atenção da SMS são a regularização da rede de Urgência e Emergência e entrega das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) para implantação do Samu. Todas elas são tarefas feitas em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS).
“Esse processo já se iniciou e passará a ser mais concreto quando o Almir Fontes estiver no comando da regional. A regionalização é um dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde. Nós estamos num alinhamento com  a Fundasus e a Superintendência, e acredito que com a regulação bem montada teremos consequências positivas na nossa rede asistencial”, destacou Dario dos Passos.
A Fundasus comanda 70% da rede pública assistencial e os demais 30% estão sob responsabilidade da SPDM, com o Hospital Municipal, e da Missão Sal da Terra, que cuida do setor sul da cidade.
Para dirigir a Fundasus, foi escolhido o médico e assessor municipal de Saúde Marcelo Porta. Ele comandará o restante do processo de transição e cuidará da contratação de mais médicos através de concurso público. “A perspectiva é lançar o edital em março, mas ainda não há data definida. O ponto de partida é o concurso para que possamos recompor todo o quadro da saúde pública de Uberlândia e isso se dará gradualmente. Também precisamos regularizar a entrega de medicamentos, pois não adianta atender o paciente e mais na frente ele não poderá ser tratado. Outro desafio é aprimorar a profissionalização da diretoria da Fundasus para que possamos melhorar as ações internas”, comentou o novo diretor.

20/02/15
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas