Prefeitura inicia Pré-Conferências Municipais de Saúde


A Prefeitura de Uberlândia e o Conselho Municipal de Saúde realizam a partir deste sábado (28) as Pré-Conferências Municipais de Saúde, que são um espaço para discutir em cada setor sanitário da cidade as propostas a serem apresentadas na 7ª Conferência Municipal de Saúde, prevista para acontecer nos dias 12, 13 e 14 de junho.
As primeiras pré-conferências acontecerão no setor sanitário Sul, nos dias 28 de fevereiro, 07 de março e 25 de abril (sempre aos sábados). No dia 28, serão duas pré-conferências, uma no Parque São Gabriel e outra no bairro Granada, das 13h às 18h. Nas reuniões serão definidos os delegados do setor como representantes na Conferência Municipal. Os delegados serão eleitos por segmentos, respeitando a paridade estabelecida em lei (veja quadro abaixo). Ao todo, serão realizadas 18 pré-conferências, sendo 12 na zona urbana (três em cada setor sanitário: norte, sul, leste e oeste) e seis na zona rural.

Para o diretor de Gestão de Pessoas, Wellington Muniz, a participação popular é um elemento fundamental no processo de construção dos serviços de saúde. “Tudo parece muito teórico, mas na verdade, são dos debates entre a comunidade e gestores que surgem as diretrizes para a construção de novos modelos de atenção à saúde da população”, afirma.


Seminários preparatórios

Como preparação para as pré-conferências, foram realizados ao todo quatro seminários para apresentar e discutir a formatação das reuniões. Mais de mil participantes discutiram, ouviram e comentaram sobre os temas que serão abordados nos demais encontros que culminarão na conferência. Os participantes discutiram temas como “A importância das Conferências de Saúde para a construção do SUS” e “Qual o papel das unidades de saúde na mobilização para a Conferência e pré-conferências”.
Para o psicólogo Emiliano Teixeira, da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Jardim Brasília, os temas discutidos servem como direcionamento para um conhecimento maior sobre o SUS. “Nós discutimos e uma vez inseridos na engrenagem do sistema público de saúde, percebemos que temos por obrigação conhecer bem e defender o SUS e trabalhar para que suas diretrizes sejam integralmente assimiladas pela população”, relata.
O secretário de Saúde, Dario Passos, ressaltou a importância das discussões sobre a Conferência. “Este é um momento ímpar, no qual população e trabalhadores têm a oportunidade debater e discutir a saúde como um todo, além de discutir caminhos para soluções que atendam de maneira cada vez mais satisfatória e resolutiva as demandas da nossa população”, disse.

O Sistema Único de Saúde

Fruto de uma das deliberações da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, o Sistema Único de Saúde (SUS) é único sistema de saúde público do mundo a ser ofertado de maneira integral e universal em um país com mais de 100 milhões de habitantes. Esse dado não ressalta apenas a complexidade do sistema, como também a necessidade de se discutir os próximos passos a rumo à sua evolução. “Precisamos da participação da população em todos os momentos dessa discussão. A saúde tem muito a melhorar e é preciso que o usuário do SUS seja ouvido. Ele é o mais importante em todo esse trabalho”, disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Veridiano de Oliveira.

O que são as Conferências de Saúde

As conferências de saúde são instâncias colegiadas de representantes dos vários segmentos sociais, com a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional e que se reúnem de quatro em quatro anos tendo como finalidades institucionais “avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde” (Lei n. 8.142/1990, art. 1.º).


O quê: Pré-conferências Municipais de Saúde
Quando: 28 de fevereiro

Locais:
Escola Estadual Irmã Odélcia Leão Carneiro
Rua Serra Acaraíma, 800, Parque São Gabriel

Escola Municipal Prof. Valdemar S. Oliveira
Rua Afonso Lourenço, 249, Granada

Horário: 13h às 18h

Número de delegados a ser definido em cada pré-conferência:

- Segmento Governo e Prestadores de Serviços – 03 delegados
- Trabalhadores da Saúde – 03 delegados
- Usuários do SUS – 06 delegados

Locais das pré-conferências e inscrições
http://7cmsu2015.blogspot.com.br/

 Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva