Palestra gratuita conta como percorrer o Caminho de Santiago de Compostela

guiaperegrino.com.br
Para aqueles que têm curiosidade ou pretendem percorrer o famoso Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, nesta quinta-feira (26), às 19h30, a Oficina Cultural apresentará uma palestra sobre o percurso. O orador Edson Soares é servidor da Prefeitura há mais de 20 anos e percorreu esse caminho por diversas vezes. O servidor abordará na palestra temas como: o significado da rota, sua história milenar, características das etapas, as melhores épocas do ano para realizar o caminho, custo estimado da viagem, preparo intelectual, físico e clínico, além de falar sobre os itens necessários para levar na mochila. Na palestra Edson conta também como a sua vida mudou depois da primeira vez que percorreu o caminho.


            O palestrante fez o caminho pela primeira vez em 1999 e fundou em Uberlândia a primeira Associação dos Amigos de Santiago de Compostela, que há mais de 8 anos presta apoio aos interessados no caminho. “Algumas pessoas vão por questões de fé, alguns para pagar promessa ou pedir uma graça, outros por um roteiro turístico, independente da razão de cada um, a palestra vai auxiliar esses peregrinos a irem com segurança e bem informados. Afinal, para percorrer quase 800 km a pé é necessário que as pessoas estejam preparadas para o que vão encontrar no trajeto”, contou. 


O caminho

A rota mais tradicional é o chamado caminho francês que inicia em Saint Jean-Pied-de-Port, na frança, distante 772 km de Santiago de Compostela. No entanto, por toda a Europa há diferentes trajetos – uns menores, outros maiores – todos conduzindo ao mesmo destino: a catedral onde está a urna de prata com os restos mortais do apóstolo. Em 1962 a Unesco atribuiu ao Caminho o título de “Conjunto Histórico-Artístico” e, em 1992, o título de “Patrimônio Histórico da Humanidade” à cidade de Santiago de Compostela.


Palestra “O Caminho de Santiago de Compostela”

Local: Oficina Cultural de Uberlândia

Data: 26 de fevereiro (quinta-feira) às 19h30

Entrada Franca



Paula Maia Cultura

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas