Livro sobre o Uberlândia Esporte será lançado com apoio do PMIC
![]() |
Desde os anos 1970, o jornalista Odival Ferreira acompanha jogos do Uberlândia Esporte Clube. A ligação com o clube se resume numa fusão entre torcedor e cronista por quase 40 anos. E com tanto tempo nesse ambiente, histórias é o que não faltam a Odival, que já trabalhou em TVs e jornais, mas ficou bastante conhecido por sua carreira como radialista.
E dessas histórias aliadas às pesquisas documentais, nasceu o livro “Uberlândia Esporte Clube: a história e seus personagens”, que será lançado nesta sexta-feira (13) às 19h, na Oficina Cultural. A obra, que foi aprovada e executada por meio do Plano Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), conta os 92 anos de história da mais tradicional equipe de futebol da cidade e da trajetória que levou a construção de um estádio municipal em Uberlândia.
O livro levou três anos para ser escrito e, segundo Odival, a narrativa foi pensada em cunho jornalístico. “Quero que o leitor sinta-se como se estivesse lendo um noticiário do Uberlândia Esporte, entendendo ano a ano o que aconteceu, quais os resultados obtidos, os principais jogos e as referências a alguns jogadores”, contou o autor.
O volume traz ainda em seu capítulo final a história da construção do Estádio Municipal João Havelange, popularmente conhecido como Parque do Sabiá. Odival adianta que a partir de documentos e fotos traz as disputas que permeiam a ideia da edificação de um estádio municipal, que teve início nos anos 1950. Traz também relatos sobre a inauguração do que hoje é a casa do UEC e o primeiro jogo da equipe no Parque do Sabiá.
O livro contém 384 páginas e poderá ser adquirido no dia do lançamento, na Livraria Pró-Século e no Armazém Literário. Este é o quarto livro de Odival Ferreira, que traz em seu currículo uma biografia de “Anuar Alves: uma história de lutas e conquistas”, e duas obras infanto-juvenis: “Miúdo: o Salvador do Quintal” e “Água Louca”. O autor é nascido em Centralina (MG), mas desde pequeno vive em Uberlândia, onde tem bastante raiz. Afinal é pentaneto do fundador da cidade, Felisberto Alves Carrejo.
Sobre o PMIC
O PMIC é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e tem por objetivo estimular a realização de projetos artístico-culturais em Uberlândia através do Fundo Municipal de Cultura e de Incentivo Fiscal. Foram aprovados em 2013/2014 um total de 66 projetos e em 2014/2015 outros 64 foram aprovados. Os projetos contemplam segmentos variados como cinema, fotografia, literatura, música, dança, teatro, circo, pesquisa e documentação, dentre outros.
Para participar, a pessoa física ou jurídica deve protocolar o projeto cultural, acompanhado da documentação exigida em Edital, na Secretaria Municipal de Cultura. Em seguida, será encaminhado à Comissão de Avaliação e Seleção.
Mais informações estão disponíveis no Portal da Prefeitura.
MAIS FOTOS DO UBERLÂNDIA ESPORTE
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Fillipe Alves
11/02/15
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
Comentários