Uso indevido de aparelho celular e internet pode causar demissão

www.saopaulotimes.com.br
O empregado deve ficar atento ao manual interno da empresa para não ser surpreendido com punição pelo mal uso de aparelhos

            O uso de aparelho celular é cada vez mais frequente no dia a dia das pessoas, seja em casa, no trabalho e até mesmo no trânsito. Sempre frequente e um forte aliado na comunicação e nas tarefas a serem realizadas, o uso da tecnologia auxilia no envio de mensagens, e-mail, leitura de notícias, interação em redes sociais e acesso a aplicativos móveis. No entanto, o uso constante do aparelho afeta a atenção e a produtividade em todos os ambientes. No local de trabalho o mau uso abala a eficiência do empregado, podendo gerar punições e até mesmo demissão por justa causa.      


Para a advogada trabalhista, Leila Abadia Gonçalves, o que prejudica o exercício das funções é a diminuição de atenção e o atraso produtivo. “Quando o telefone está por perto, nós direcionamos a atenção a ele e deixamos os afazeres de lado, prejudicando o trabalho, por impulso vamos atendê-lo ou responder alguma mensagem, deixamos de fazer algo e isso pode lesar o rendimento e pode ser cobrado pelo empregador”explica.


O questionamento sobre o uso de celulares no trabalho é muito comum na maioria das empresas. Tanto empregadores como empregados ainda tem dúvidas sobre o uso das ferramentas digitais no ambiente organizacional. Ao mesmo tempo em que pode ser um aliado e agilizar as tarefas, em excesso pode atrapalhar, causando a temida demissão por justa causa, que ocorre quando o empregado descumpre as normas. Leila Abadia esclarece que não existe em nosso ordenamento jurídico uma legislação especifica disciplinando o assunto, sobre o uso de aparelhos e internet. “O uso dessas ferramentas no ambiente de trabalho deve ser feito com bom senso, e ainda assim o empregador em seu entendimento majoritário pode proibir o uso e monitorar o acesso, havendo na jurisprudência autorização que resguarda essa ação. Deve apenas estar claro ao colaborar e regulamentado” comenta. O que pode ser considerado como uso inadequado é o desrespeito às normas internas, acesso a sítios proibidos, utilização de entretenimento (redes sociais e jogos) e recursos que prejudiquem sigilo e exposição negativa da empresa.  Advogada ainda esclarece que a penalidade é aplicada de acordo com a infração cometida. “A demissão por justa causa está pautada no Artigo 482 da legislação trabalhista e no regulamento interno de cada empresa” ressalta.

Dessa forma a empresa contratante pode proibir sim, não somente celulares, mas de qualquer outro equipamento que venha a prejudicar ou atrapalhar as atividades. A especialista ainda revela que a dispensa por justa causa só pode ser legal quando o empregado comete algum ato ilícito. “A empresa deve informar previamente e de forma expressa a proibição de utilização de aparelhos eletrônicos e internet, além disso, deve adotar um regulamento interno e manual de código e conduta deixando claro ao funcionário as punições decorrentes da má utilização” orienta.












--

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas