Prefeitura inicia entrega dos kits de uniformes aos alunos

Os pais ou responsáveis por alunos da rede municipal de ensino estão tendo um início de ano letivo sem a preocupação de adquirir uniformes escolares. Nesta segunda-feira (23) a Prefeitura de Uberlândia iniciou a entrega dos novos kits uniformes aos alunos e familiares. Foram investidos aproximadamente R$ 4 milhões na aquisição de cerca de 60 mil kits com roupas e calçados que atenderão aos estudantes de acordo com suas faixas etárias. O benefício contempla os ensinos infantil e fundamental, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Especial.
Uma das primeiras unidades a entregar o kit uniforme aos seus alunos foi a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Pacheco Rezende, no bairro Santa Mônica, onde estuda Henrique, de 3 anos. Para sua mãe, Solange Nascimento, receber o material significa um impacto positivo na economia da família. “É um valor que poderemos utilizar de outra forma e contribuirá com o orçamento da casa”, disse a biomédica. Ela destacou que seu filho, mesmo com pouca idade, ficou empolgado ao ver o uniforme.
As roupas e calçados contribuem também para quem trabalha com o processo ensino-aprendizagem. “Os kits estão sendo elogiados pelos profissionais do magistério, já que todas as crianças terão acesso a eles. Como trabalhamos com várias classes sociais, poderemos oferecer um ensino igualitário”, disse a diretora da Emei Maria Pacheco Rezende, Renata Rezende.
Neste ano, os kits estão mais completos e contam com camiseta, bermuda, tênis, meia, short-saia e sandália infantil. Segundo a secretária de Educação, Gercina Novais, o benefício está em acordo com a proposta de transformar Uberlândia em uma cidade educadora. “Nessa perspectiva, estamos garantindo oportunidades de acesso, permanência e conclusão dos estudos para nossos alunos”, disse. Ela destacou ainda que os kits começaram a ser entregues nas escolas em janeiro. Como em início de ano letivo ocorrem adaptações e remanejamentos de alunos, ficou decidido que as entregas aos estudantes ocorreriam após o período de Carnaval e que cada escola está responsável pela sua própria distribuição.
A qualidade dos uniformes também melhorou e garantiu mais um avanço na educação municipal. “O material também motivará os alunos a frequentarem as aulas com roupas e calçados que permitirão identificá-los facilmente como estudantes municipais. O uniforme ainda assegura atendimentos iguais”, disse o prefeito Gilmar Machado durante a entrega na Emei.
À tarde, seria a vez dos alunos da Escola Municipal Professor Oswaldo Vieira Gonçalves, no Custódio Pereira, receberem os uniformes.

Uniforme faz parte do Kit Escolar

            O kit uniforme integra uma lista de três segmentos que contempla ainda o kit de material escolar individual e o kit de material coletivo. Juntos, os três formam o Kit Escolar.

Kit uniforme – Contém roupas e calçados que variam de acordo com a faixa etária e o ano escolar. Os alunos levam para casa.
- Educação Infantil – 0 a 3 anos: 2 camisetas, bermuda ou short-saia, sandália infantil
- Educação infantil – 4 e 5 anos: 2 camisetas, bermuda ou short-saia, meias e tênis
- Ensino fundamental – 1º ao 5º anos: 2 camisetas, bermuda ou short-saia, tênis e meias
- Ensino fundamental – 6º ao 9º anos: 2 camisetas

Kit de material escolar individual – Contém materiais pedagógicos dos alunos. Alguns são levados para casa, outros ficam na escola.
- Educação infantil – 0 a 3 anos: 2 cadernos brochura, 1 caixa de giz de cera, 1 cola branca e 1 mochila
- Educação infantil – 4 e 5 anos: 3 cadernos brochura, 4 lápis grafite, 1 caixa de lápis de cor (12 cores), 1 caixa de giz de cera, 2 borrachas, 1 apontador, 1 tesoura sem ponta, 1 cola branca e 1 mochila
- Ensino fundamental – 1º ao 5º anos: 1 caderno brochura de desenho, 4 cadernos brochura, 4 lápis grafite, 1 caixa de lápis de cor (12 cores), 1 caixa de giz de cera, 2 borrachas, 1 apontador, 1 tesoura sem ponta, 1 cola branca, 1 régua e 1 mochila
- Ensino fundamental – 6º ao 9º anos: 1 caderno brochura de desenho, 2 cadernos universitário, 4 lápis grafite, 1 caixa de lápis de cor (12 cores), 2 borrachas, 4 canetas esferográficas, 1 apontador, 1 tesoura, 1 régua, 1 mochila

Kit de material coletivo – Como complemento do material individual, as escolas recebem itens que permanecem nas escolas e são usados coletivamente pelos alunos, como papéis diversos, massas de modelagem, lápis de cor, cadernos de desenho, tesouras, colas, lápis, tintas e outros.



















Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas