Ministérios do Esporte e da Defesa fortalecem parceria para ampliar Segundo Tempo

Por orientação da presidenta Dilma Rousseff, o ministro do Esporte, George Hilton, reuniu-se nesta terça-feira (10.02), com o ministro da Defesa, Jacques Wagner, para fortalecer a parceria firmada entre as duas pastas por meio do Segundo Tempo Forças no Esporte (Profesp). A meta é ampliar o programa, que atualmente beneficia 15 mil estudantes, para 20 mil em 2016, e 30 mil em 2018. Além dos dois ministros, o encontro contou ainda com a participação de Carlos Geraldo Santana, que será nomeado nos próximos dias como secretário Nacional de Esporte Educacional, Lazer e Inclusão Social (Snelis).


“Queremos estimular as parcerias junto às prefeituras locais para apoiarem a iniciativa dos dois ministérios e, com isso, caminhar para a ampliação, nos próximos quatro anos, para 30 mil beneficiados em todos os estados brasileiros”, afirmou o ministro do Esporte, George Hilton.

O Segundo Tempo oferece, nas Organizações Militares (Oms), atividades esportivas, no contraturno escolar, para crianças e jovens em situação de risco social, prioritariamente da rede pública, por meio da mesma proposta pedagógica de capacitação e acompanhamento do Programa Segundo Tempo (PST) padrão.

O projeto, iniciado em 2003, tem comprovada experiência de articulações com diversos setores onde está sendo executado, tendo consolidado parcerias com prefeituras, governos estaduais e municipais, universidades, juizados da criança e adolescência, e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, responsável pela alimentação dos estudantes beneficiados.

Com atividades esportivas mantidas através de recursos do Ministério do Esporte, esse trabalho torna-se cada vez mais relevante pela disponibilização, por parte do Ministério da Defesa, de serviços médicos, odontológicos, assistência social e infraestrutura adequada aos alunos do programa. Além desses serviços, o Profesp conta com recursos humanos diferenciados, como coordenadores e monitores das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), professores de educação física (pagos pelo ME), cozinheiro, dentista, médico e nutricionista.

No ano passado foram atendidos 15 mil crianças e jovens, em 144 núcleos das organizações militares, contemplando 67 municípios de 25 estados brasileiros.

Mais parcerias

Os dois ministérios pretendem ainda implantar até 2016 o Programa Forças do Esporte – Navegar, que vai oferecer atividades náuticas, como vela e remo, para as crianças e jovens em unidades da Marinha do Brasil.

Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook 

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado