Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos


A Rússia e a Ucrânia estão, geograficamente, muito distantes do Brasil. Mas a guerra em curso entre os dois países tem afetado o preço do pão nosso de cada dia. Isso se deve ao fato de que a produção brasileira de trigo é insuficiente para atender às necessidades do consumo interno. Dessa forma, precisamos importar cerca de 40% de nossas necessidades – algo em torno de 5 milhões de toneladas por ano. A Rússia concentra 30% das exportações do cereal. 

 O boicote mundial aos produtos russos elevou o preço do trigo e aumentou a disputa pelo produto de outros países para suprir a necessidade global. Com isso, o Brasil depende de importação (no caso do Brasil, especialmente de parceiros do Mercosul, como a Argentina, e o Canadá) e sofre com a inflação do cultivo. Na lógica mercadológica, a alta demanda e a baixa oferta de trigo afetam, nas gôndolas, o preço dos derivados – inclusive do pão. 

 De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra de trigo atingiu 6,35 toneladas, em 2020. A expectativa para este ano é atingir 7 milhões de toneladas. A demanda interna é estimada em 12 milhões de toneladas. 

 


Além de intercorrências climáticas (como excesso ou falta de chuva, por exemplo), que afetam o plantio e são – em geral – imprevisíveis, um fator que interfere no crescimento da cultura são as terríveis pragas e doenças que atacam a agricultura. Esses pequenos inimigos, facilmente disseminados no Brasil devido ao clima tropical (quente e úmido), podem prejudicar sensivelmente a produtividade do trigo. E uma eventual quebra da safra contribuiria, ainda mais, para a disparada dos preços. 

 

Os insetos são bons exemplos de problemas fitossanitários. O coró do trigo (Phyllohaga triticophaga) tem apenas 2 centímetros, mas pode causar prejuízos de até 50% na produtividade. Já a lagarta do trigo (Pseudaletia sequax) se alimenta de folhas e pode destruí-las completamente. Há ainda o percevejo de barriga verde (Dichelops furcatus), que vive até 6 meses, e o pulgão do trigo (Metopolohium dirhodum), que reduz o poder germinativo das sementes. 

 

A solução para essa preocupação constante dos agricultores está na ciência. A pesquisa tem contribuído para o desenvolvimento de insumos especiais, eficazes e seguros que, após diversos e detalhados testes, comprovadamente auxiliam no controle dos insetos. São os defensivos agrícolas, importantes recursos que ajudam a manter a produção (e a qualidade) das lavouras, garantindo alimentos à população. 

 Os defensivos agrícolas são seguros para o consumo humano e ao meio ambiente, quando aplicados conforme as orientações e normas técnicas. Essa segurança é atestada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sempre com base na ciência. 

 Entretanto, para que os defensivos sejam efetivamente eficazes no campo, os produtores rurais precisam estar atentos ao seu uso correto e com segurança. Nesse sentido, o Sindiveg, como representante da indústria de defesa vegetal do Brasil, desenvolveu treinamento gratuito e certificado sobre esse tema, abordando a aquisição, o transporte, a aplicação e o uso de equipamentos de proteção. Para se inscrever, basta acessar www.sindiveg.org.br. 

 

Beatriz Pedrini

Texto Comunicação

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023