Uberlândia vai ganhar fábrica de laticínios da Polenghi

Grupo francês que detém a marca e assinou parceria com a Calu, assumirá estrutura no Distrito Industrial e gerará entre 300 e 500 empregos diretos


 Valter de Paula - Secom/PMU

Uberlândia foi escolhida para sediar a nova fábrica de laticínios da Polenghi, marca do grupo francês Savencia Fromage e Dairy. O anúncio foi feito pelo presidente da Cooperativa Agropecuária de Uberlândia (Calu), Cenyldes Moura Vieira, ao prefeito Odelmo Leão durante solenidade para anúncio de novos investimentos no Centro Administrativo Municipal. No encontro, foi revelado que a Calu assinou com a multinacional francesa um contrato que prevê a entrega da fábrica não finalizada pela cooperativa no Distrito Industrial, bem como o fornecimento de leite para operação da Polenghi na cidade.

A expectativa é que o novo laticínio seja inaugurado ainda em 2019, com o processamento de 500 mil litros de leite por dia e geração de 300 a 500 empregos diretos. “Essa notícia é muito importante, pois vai tornar Uberlândia um dosprincipais pólos de industrialização láctea no Brasil, beneficiando toda a economia local ao gerar emprego e renda. O poder público deu todo apoio ao processo e continuará dando. Sempre falo que, quando não podemos ajudar diretamente, temos de ser facilitadores, sobretudo, para garantir a atração de novos investimentos”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Pelo contrato assinado com a Calu, segundo explica Cenyldes Vieira, a finalização da fábrica no Distrito Industrial será realizada pela Polenghi (que agora é proprietária do imóvel) durante os próximos seis meses. Os trabalhos no local, que tem 10 mil m² de área, foram paralisados em 2015 com 90% das obras efetuadas devido à crise financeira. “As obras devem ser retomadas nos próximos dias, pois a Polenghi pretende começar a operar na cidade ainda em 2019”, explicou, apontando ainda que a diretoria da multinacional virá a cidade ajustar e divulgar outros detalhes do empreendimento.



Cadeia produtiva fortalecida



O mesmo acordo da Polenghi com a Calu prevê que, para que a nova indústria funcione, a cooperativa local seja a responsável por fornecer leite ao grupo francês. “A região é grande produtora de leite. Temos espaço para buscar e pleitear novos cooperados. A partir disto, podemos direcionar a produção de leite do nosso campo às demandas da Polenghi”, explicou Cenyldes Vieira. As cifras envolvidas no acordo não foram divulgadas por enquanto, uma vez que o contrato foi assinado com cláusulas de confidencialidade.



Polenghi e Calu

 A fábrica da Polenghi em Uberlândia será a quarta da marca no Brasil. Outras cidades de Minas Gerais, São Paulo e Goiás também abrigam unidades produtoras. A Polenghi atua desde 1947 no País, realizando a produção de alimentos derivados de leite que são comercializados em todo o país e fora dele. A marca foi adquirida pelo grupo francês Savencia Fromage e Dairy ainda na década de 70.

Já a Cooperativa Agropecuária de Uberlândia (Calu) foi fundada na cidade em 1962. Com matriz em Uberlândia e quatro filiais (Monte Alegre de Minas, Tupaciguara, Gurinhatã e Ituiutaba), a Calu conta com cerca de três mil produtores cooperados, dos quais cerca de 1 mil estão ativos. São mais de 50 produtos lácteos comercializados em cidade do Triângulo e Alto Paranaíba Mineiro, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal, além de outros estados do Norte e Nordeste do Brasil.



23/07/2018
Fernando Boente

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas