Prefeitura capacita expositores da Feira de Produtos Rurais


Ação busca aprimorar a gastronomia no município e faz parte do Programa Novo Agro

Divulgação


Para agregar valor aos produtos gastronômicos típicos da região, a Prefeitura de Uberlândia deu início, no último fim de semana, a uma capacitação para expositores que compõem a Feira de Produtos Rurais da cidade. A primeira parte doTreinamento de Boas Práticas de Fabricação abordou formas de aumentar a qualidade das receitas e fez parte do conjunto de ações implementados pelo Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro.

A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e contou com a parceria da Universidade Una. Ao todo, oito produtores participaram do curso. Na oportunidade, foram abordadas questões como montagem dos pratos, higienização, embalagens corretas para cada alimento, riscos de contaminação nas áreas de manipulação, atendimento correto ao cliente, estoque de mercadorias entre outros tópicos teóricos e práticos.

Espaço Gastronômico

O treinamento acontece pelo segundo ano consecutivo em uma ação de valorização aos produtores e à gastronomia rural. A exemplo do que ocorreu em 2017, os produtores vão colocar seus conhecimentos em prática em um espaço gastronômico montado pela prefeitura no Camaru.

“Os expositores aprimoraram tanto a qualidade quanto a apresentação dos pratos, valores nutricionais, vestimentas e seu atendimento. Estamos agregando ainda mais valor aos nossos produtos típicos. Quem visitar o Camaru vai se deparar com um excelente espaço gastronômico e de convivência”, ressaltou a nutricionista da SMAAD, Laiane Azevedo.

A próxima etapa acontece na próxima semana no Centro Municipal Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Na oportunidade, os produtores vão aprimorar seus conhecimentos sobre pratos que envolvem carne vermelha e peixe, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Novo Agro 

O Programa Novo Agro foi lançado em novembro do ano passado pelo Prefeito Odelmo Leão. Além da Gastronomia Rural o programa tem o objetivo de fomentar a economia rural do município em outros quatro pilares principais: Agroindústria de Pequeno Porte, Piscicultura, Turismo Rural e Agroecologia.

Desde então, a gestão municipal, por meio da SMAAD e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), executou inúmeras ações concretas, como a publicação de novas leis, eventos, cursos, capacitações dentre outras iniciativas de fomento. Ao todo, dez entidades e órgãos são parceiros do poder público no desenvolvimento das diretrizes.

18/07/2018
Renato Faria

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas