Prefeitura e UFU iniciam parceria para otimizar procedimentos cardíacos

Pacientes começam a ser atendidos nesta sexta-feira (20)
       Araípedes Luz - Secom/PMU

Nesta sexta-feira (20), a Prefeitura de Uberlândia – com o auxílio da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) -, deu o primeiro passo para aprimorar e facilitar ainda mais o acesso a procedimentos cardíacos na rede pública de saúde. A iniciativa é resultado de um termo de cooperação firmado entre o Município e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), que já conta com os equipamentos necessários para o atendimento.

Entenda

A ação começou a ser concretizada porque o prefeito Odelmo Leão aproveitou a visita do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, no último dia 26 a Uberlândia, para discutir o assunto. Na ocasião, o representante do Governo Federal acenou positivamente para essas e outras questões que envolvem o atendimento à comunidade. “A saúde é e continuará sendo uma das prioridades da nossa gestão. Tanto que, desde o início do ano passado, temos lutado para reestruturar a rede e fazer com que a população seja acolhida devidamente. Então, sem dúvidas, essa iniciativa é um avanço e um passo importante para que recuperemos a saúde em nossa cidade”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.


Atualmente, o HC-UFU é o único a oferecer os procedimentos cardíacos no município, desde que uma unidade da rede privada, credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), interrompeu as atividades. O termo de cooperação entre o Município e a UFU permite que, a partir de agora, a prefeitura possa realizar procedimentos (por meio de profissionais contratados pela SPDM) em mais horários, ampliando a atenção.


Hospital Municipal


Ainda conforme determinação do prefeito Odelmo Leão, o objetivo é que o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) também possa oferecer procedimentos cardíacos em um futuro próximo, com a aquisição de equipamentos necessários de hemodinâmica, incluindo cateterismo, fundamental para o diagnóstico precoce e tratamento de doenças cardíacas, e a angioplastia, cirurgia realizada para desobstruir artérias.

“Iniciaremos esses atendimentos com o cateterismo aproveitando períodos em que as máquinas de hemodinâmica estiverem vagas no HC-UFU. Como ainda aguardamos esses equipamentos para Hospital Municipal, iremos acelerar os processos para continuar beneficiando aqueles que aguardam este atendimento”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues.


Marco na saúde pública


O avanço concretizado nessa sexta-feira também foi comentado por Clauber Lourenço, coordenador de Urgência e Emergência do Município. “Hoje é um marco na saúde de Uberlândia. O prefeito Odelmo trabalhou muito para que isso acontecesse. A doença cardiovascular é perigosa e estamos abrindo uma porta para tratá-la com ainda mais agilidade. Vamos reduzir as filas de urgências e eletivas, e muito em breve, teremos o Hospital Municipal oferecendo esse procedimento em todos os períodos, atendendo de forma ainda mais rápida a população”, destacou.







20/07/2018

PJ Godoy

paulogodoy@uberlandia.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas