Projeto de atenção contínua e autocuidado apoiado otimiza cuidados com diabéticos

Grupos minimizam complicações e fortalecem rotina saudável entre os assistidos

Uma manhã especial, amparada por cuidado, apoio e atenção. Essa semana, pacientes diabéticos e hipertensos de alto risco, que integram o grupo de atenção contínua e autocuidado apoiado, da Secretaria Municipal de Saúde, receberam diversos atendimentos na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro São Jorge, dando sequência a mais um ciclo de monitoramento em busca da melhor qualidade de vida dos assistidos.

Há aproximadamente um ano, a operadora de telemarketing Lívia Mara Bernardes vivia uma realidade distinta da atual. Sua vida começou a mudar desde que entrou para o grupo. “Sentia muitas limitações e era muito sedentária. Com este tratamento, reduziu também o tempo de espera pelas consultas, fazendo tudo no mesmo dia. Quando recebi o atendimento dos profissionais, foi mágico. Agradeço muito a dedicação e a responsabilidade de toda a equipe”, relatou.

Equipe interdisciplinar

Depois de passar pelo atendimento na UAI São Jorge, pioneira do projeto no município, o grupo segue monitorado pelos profissionais em suas unidades de referência. Um dos diferenciais do programa é a equipe interdisciplinar, composta por médicos endocrinologistas, cardiologistas, oftalmologistas, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, educadores físicos, nutricionistas e agentes comunitários de saúde, que ajudam a traçar um plano de cuidados, de acordo com o perfil de cada paciente assistido.



O planejamento para atendimento dos pacientes no grupo é elaborado com base em um plano de metas que devem ser alcançadas em um ciclo de três meses. Um período no qual a participação do próprio paciente é fundamental para a eficiência do tratamento.


Como participar

 Esse tratamento é feito a partir de uma estratificação de risco, que permite um acesso ainda mais democrático daqueles que estão em situação de alto risco e requerem uma atenção maior, como destaca a enfermeira Mariana Machado Santos, que conduz os trabalhos do grupo na UBSF Santa Luzia.

 “Temos hoje 196 diabéticos, todos estratificados, dos quais 64 estão com alto risco. Começamos a chamá-los com o intuito de minimizar todas as complicações. Esse trabalho na unidade é feito desde setembro do ano passado, em consonância com o projeto Qualifica SaUDI, para melhorar a qualidade de vida da população, pensando em um novo tipo de trabalho, que vai além de uma simples consulta com o médico”, explicou a enfermeira.

Hemoglobina glicada

 De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cada 1% diminuído da hemoglobina glicada, é possível reduzir em 37% as complicações microvasculares, além de diminuir em até 21% o risco de morte e em 14% a incidência de infarto agudo do miocárdio. Desde que entrou para o grupo, o motorista Marcos Machado reduziu a taxa de hemoglobina glicada de 13% para 7%, passando do quadro de muito alto risco para baixo.

“Tive problemas de pressão, dores no corpo, e não costumava frequentar o médico. Foi então que conheci o projeto da Prefeitura, na UBSF do bairro Santa Luzia, e mudei meus hábitos. Tudo isso transformou minha vida. No auge da crise do diabetes, que nem sabia que tinha, sentia como se não passasse de mais uma semana, e aos poucos fui recuperando minha saúde. Acredito que 90% dessa mudança foi na atividade física e na alimentação adequada”, afirmou Marcos.


Fotos Araípedes Luz - Secom/PMU


PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas