Prefeitura lança 2ª edição do Censo do Ecossistema de Inovação


 Levantamento está novamente aberto à participação de todas as organizações locais interessadas
Lançado no ano passado com o objetivo de prover um diagnóstico profundo do setor que abriga empresas de base tecnológica em Uberlândia, o Censo do Ecossistema de Inovação da Prefeitura de Uberlândia chega à sua segunda edição em 2018. O formulário online de levantamento elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) foi atualizado e já está disponível para o preenchimento (mais informações abaixo). Podem participar todos os agentes e organizações que atuam e interagem na cidade com foco no desenvolvimento de projetos e negócios tecnológicos.


Como funciona

 O link (http://bit.ly/2Jv9dek) para o formulário do Censo 2018 ficará disponível na internet até o dia 14 de agosto deste ano. O documento da segunda edição é semelhante ao que foi utilizado no levantamento passado. Ele continua abrangendo dez perfis de organizações que, dependendo da escolha, geram entre cinco e dez perguntas - mais o preenchimento de identificação. Somente os dados de relevância coletiva, contemplando o consolidado de todo o ecossistema, serão utilizados pela secretaria.

A proposta é que os resultados colhidos atualmente sejam apresentados, mais uma vez, no Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Cities). O evento com realização da Prefeitura de Uberlândia e parceiros também chega à sua segunda edição neste ano e está marcado para ocorrer do dia 27 a 30 de agosto no bairro Granja Marileusa.



Segundo explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz, a continuidade do trabalho é de extrema importância para que o Município possa mensurar qual foi a evolução do ecossistema desde o primeiro levantamento. “Também continuaremos usando as informações para nortear políticas públicas e tomadas de decisões da Coordenação de Ecossistema de Inovação que faz parte da Diretoria de Inovação da Secretaria”, explicou.

Censo inédito

 Em 2017, 137 instituições uberlandenses participaram do inédito Censo do Ecossistema de Inovação de Uberlândia. Segundo o levantamento na época, por exemplo, do total de respostas, 58 foram de startups. Cerca de 40% das empresas de pequeno porte previam um crescimento superior a 40% em 2018. Ao passo que 9,2% delas já tinham faturamento projetado em mais de R$ 1 milhão.



            Outras 47 respostas dentro da pesquisa foram enviadas por empresas diversas de base tecnológica. Também apontava a primeira edição do censo que cerca de 10% delas tiveram faturamento de R$ 50 milhões no último ano e 13% previram crescimento superior a 40% para 2018. Por fim, a pesquisa revelou que 33% delas já investiram em startups no passado e que 39% pretendem investir a partir de 2018.


Participe da 2ª edição do Censo do Ecossistema de Inovação!

A Prefeitura de Uberlândia conta com a colaboração de todas as organizações da cidade:

http://bit.ly/2Jv9dek



Por quais razões?

- Atualizar o mapeamento do ecossistema de inovação

- Inspirar novos empreendedores a participar

- Criar políticas públicas direcionadas

- Aumentar a atração de investidores e parcerias

- Ampliar a visibilidade de Uberlândia no cenário nacional de inovação





17/07/18

Fernando Boente

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas