Representante do Hospital Albert Einstein visita unidades de saúde municipais

Coordenador Márcio Paresque conheceu serviços oferecidos na UAI Tibery, na UBS Tocantins e na UBSF Santa Luzia


Desde 2017, a vida de Renilda Santos, moradora do bairro Tocantins, passou a ser muito mais tranquila. Isso porque, com a implantação do programa Qualifica SaUDI na Unidade Básica de Saúde (UBS) instalada a três quarteirões de casa, seu tempo de espera foi reduzido e o acesso facilitado por meio de uma equipe multidisciplinar. Nesta quinta-feira (5), a realidade da dona de casa e de milhares de outras pessoas que vivem em Uberlândia foi conferida de perto pelo coordenador de programas governamentais do Hospital Albert Einstein, Márcio Paresque.



Um programa com resultados efetivos

 Durante visita à unidade, o coordenador acompanhou a aplicabilidade do programa no local e os impactos positivos trazidos pela iniciativa. “Para mim, foi 100% melhor. Desde que começaram com esse programa, sempre fui atendida no horário marcado, sem atraso, e com o monitoramento permanente do médico, dos enfermeiros e da psicóloga. Isso foi muito bom, porque passei a confiar mais na equipe e me deu muito mais segurança”, afirmou Renilda, que sentiu diretamente os impactos da nova metodologia após um acidente.


Uberlândia é exemplo em boas práticas

 Antes de passar pela UBS Tocantins, o coordenador de programas do Hospital Albert Einstein também conheceu os serviços na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Tibery e na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Santa Luzia. Na quarta-feira (4), ele visitou o grupo de autocuidado apoiado de diabéticos da UAI São Jorge e participou de uma reunião de apresentação e alinhamento dos processos do Qualifica SaUDI.



            Diretora de Redes de Atenção Integrada à Saúde, Rúbia Barra enalteceu a passagem de Márcio Paresque por Uberlândia. “A sua vinda demonstra o reconhecimento que estamos tendo com a recomendação do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), que desenvolve esse método e tem nos indicado para que outros municípios possam conhecer o trabalho desenvolvido aqui. Fortalecemos a atenção primária, as redes de atenção e hoje temos a mesma metodologia tanto nas equipes de estratégia de saúde da família, quanto em UBS e na atenção primária das UAIs”, disse.



Qualifica SaUDI



            Adotado em parceria com o Conass no início da atual gestão do prefeito Odelmo Leão, o Qualifica SaUDI veio para garantir o acesso facilitado da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária no cenário local. Desde que foi implantada, a iniciativa surte efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera com bloco de horas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco, entre outros. Para saber mais sobre o programa, clique aqui.

FOTOS DE Valter de Paula - Secom/PMU


05/07/2018

PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva