Representante do Hospital Albert Einstein visita unidades de saúde municipais

Coordenador Márcio Paresque conheceu serviços oferecidos na UAI Tibery, na UBS Tocantins e na UBSF Santa Luzia


Desde 2017, a vida de Renilda Santos, moradora do bairro Tocantins, passou a ser muito mais tranquila. Isso porque, com a implantação do programa Qualifica SaUDI na Unidade Básica de Saúde (UBS) instalada a três quarteirões de casa, seu tempo de espera foi reduzido e o acesso facilitado por meio de uma equipe multidisciplinar. Nesta quinta-feira (5), a realidade da dona de casa e de milhares de outras pessoas que vivem em Uberlândia foi conferida de perto pelo coordenador de programas governamentais do Hospital Albert Einstein, Márcio Paresque.



Um programa com resultados efetivos

 Durante visita à unidade, o coordenador acompanhou a aplicabilidade do programa no local e os impactos positivos trazidos pela iniciativa. “Para mim, foi 100% melhor. Desde que começaram com esse programa, sempre fui atendida no horário marcado, sem atraso, e com o monitoramento permanente do médico, dos enfermeiros e da psicóloga. Isso foi muito bom, porque passei a confiar mais na equipe e me deu muito mais segurança”, afirmou Renilda, que sentiu diretamente os impactos da nova metodologia após um acidente.


Uberlândia é exemplo em boas práticas

 Antes de passar pela UBS Tocantins, o coordenador de programas do Hospital Albert Einstein também conheceu os serviços na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Tibery e na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Santa Luzia. Na quarta-feira (4), ele visitou o grupo de autocuidado apoiado de diabéticos da UAI São Jorge e participou de uma reunião de apresentação e alinhamento dos processos do Qualifica SaUDI.



            Diretora de Redes de Atenção Integrada à Saúde, Rúbia Barra enalteceu a passagem de Márcio Paresque por Uberlândia. “A sua vinda demonstra o reconhecimento que estamos tendo com a recomendação do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), que desenvolve esse método e tem nos indicado para que outros municípios possam conhecer o trabalho desenvolvido aqui. Fortalecemos a atenção primária, as redes de atenção e hoje temos a mesma metodologia tanto nas equipes de estratégia de saúde da família, quanto em UBS e na atenção primária das UAIs”, disse.



Qualifica SaUDI



            Adotado em parceria com o Conass no início da atual gestão do prefeito Odelmo Leão, o Qualifica SaUDI veio para garantir o acesso facilitado da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária no cenário local. Desde que foi implantada, a iniciativa surte efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera com bloco de horas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco, entre outros. Para saber mais sobre o programa, clique aqui.

FOTOS DE Valter de Paula - Secom/PMU


05/07/2018

PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos