Prefeitura selecionou 18 artesãos da cidade para exposição que começa amanhã (18)

Exposição reúne 150 peças de artesanato no Espaço Cultural do Mercado
Foto: Cleiton Borges – Secom PMU
A Prefeitura de Uberlândia finaliza, nesta terça-feira (17), os preparativos para inaugurar uma das exposições mais singelas já montadas nos espaços do município. Toda beleza do artesanato será celebrada com a mostra Santo de Casa Faz Milagre. Ao todo, 18 artesãos apresentarão mais de 150 objetos no Espaço Cultural do Mercado Municipal. A montagem é fruto de uma pesquisa de mais de dois meses conduzida pela Secretaria Municipal de Cultura.

Toda a comunidade pode participar da abertura oficial da exposição, que acontece às 19h desta quarta-feira (18). Durante o evento, haverá uma apresentação de viola caipira com o professor Robson Carvalho.


Do barro à arte

Artesanato pode ser definido como a arte de utilizar as próprias mãos para transformar materiais brutos em objetos de diferentes cores, formas e funções. O objetivo da exposição é justamente mostrar que essa manifestação segue viva na cidade, com representantes dos mais diversos segmentos.

Serão apresentados objetos resultantes de técnicas como cestaria e ourivessaria (fabricação de ornamentos a partir de metais preciosos).  Terão ainda peças em madeira e cerâmica, além do trabalho de tecedeiras, bordadeiras e luthier (quem fabrica instrumentos musicais).

Reunião de talentos

Há cerca de dois meses, a Secretaria Municipal de Cultura começou a catalogar os artesãos. Os servidores visitaram os artistas no intuito de selecionar obras com mais valor artístico e cultural. “Queríamos abordar o artesanato por meio de uma exposição. O principal critério adotado estabeleceu que todas as peças fossem feitas a mão pela própria pessoa, com apuro técnico e uso mínimo de ferramentas”, ressaltou a coordenadora do Espaço Cultural do Mercado, Yone Correa.


Ainda conforme a coordenadora, a mostra tem um viés de preservação da cultura raiz do município. “Queremos mostrar o valor desse trabalho na cidade. Selecionamos pessoas que vivem e fomentam sua arte em Uberlândia. São materiais que permeiam eixos temáticos da nossa terra, como religiosidade, traços e costumes”, explicou.

Ineditismo em cada peça

Uma dos 18 selecionados, a ceramista Claudete Baccaro apresentará artefatos como santos, utilitários e refratários. Para ela, a iniciativa é boa para tornar mais conhecida os princípios por detrás da produção manual. “Na cerâmica, por exemplo, nós trabalhamos com formas, modelagens e cores, em uma grande alquimia. Cada peça é única e retrata momentos do artesão e do período que é feita. Colocamos nossa alma ali”, ressaltou.



/07/18

Renato Faria

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022