Prefeitura promove seminário em comemoração aos 28 anos do ECA


Mais de 200 profissionais participam do evento, que contou com palestra de representante do Ministério Público do Paraná

                                                                                                                                           Cleiton Borges - Secom PMU
Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e fortalecer a rede de proteção a criança e ao adolescente no município, a Prefeitura de Uberlândia realizou, na manhã desta quarta-feira (18), o seminário ’28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)’. O evento reuniu mais de 200 profissionais e pesquisadores no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal.

Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Barbosa Marques, o ECA é uma lei relativamente nova e abrange vários setores. “Todo ano nós comemoramos essa data e, mais do que celebrá-la, nós precisamos refletir sobre o que representa esse Estatuto e o que pode ser feito para melhorar a vida das crianças e adolescentes do nosso município”, explicou a secretária. 

            A palestra principal ficou por conta do procurador de Justiça do Estado do Paraná Murillo José Digiácomo. “Se conseguíssemos aplicar corretamente o ECA, que prima pela educação e pela responsabilização de todos, inclusive e dos próprios jovens, acredito não viveríamos certas situações que enfrentamos hoje. A gente tem que comemorar sim, e pensar que as políticas públicas voltadas para a juventude necessitam do envolvimento de toda a sociedade”, salientou.


                                                                                                                                                            Cleiton Borges - Secom PMU

No período da tarde, das 13h30 às 16h30, o Procurador ministra outra palestra para os conselheiros tutelares do município para debater sobre a aplicação do ECA na rotina diária. Ana Carolina Trindade é assistente social há 8 anos e acredita que toda oportunidade de aprender mais é sempre positiva. “Participar desse evento e ter a chance de conhecer ainda mais o Estatuto é fundamental para fortalecer a rede de cuidados para os jovens. Todas as instituições precisam trabalhar juntas” revelou.

O seminário também contou com a presença do juiz da Vara da Infância e da Juventude, José Roberto Poiani, e do promotor de Justiça da Infância e da Juventude em Uberlândia Epaminondas da Costa.

Sobre o ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente, criado em 13 de julho de 1990, foi instituído pela Lei Federal 8.069. É considerado um pacto nacional em defesa dos direitos da infância e adolescência em nosso país e coloca o cumprimento dos direitos como um dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público.


18/07/18
Ellen Melo
(34) 3239 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas