Prefeitura promove seminário em comemoração aos 28 anos do ECA


Mais de 200 profissionais participam do evento, que contou com palestra de representante do Ministério Público do Paraná

                                                                                                                                           Cleiton Borges - Secom PMU
Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e fortalecer a rede de proteção a criança e ao adolescente no município, a Prefeitura de Uberlândia realizou, na manhã desta quarta-feira (18), o seminário ’28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)’. O evento reuniu mais de 200 profissionais e pesquisadores no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal.

Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Barbosa Marques, o ECA é uma lei relativamente nova e abrange vários setores. “Todo ano nós comemoramos essa data e, mais do que celebrá-la, nós precisamos refletir sobre o que representa esse Estatuto e o que pode ser feito para melhorar a vida das crianças e adolescentes do nosso município”, explicou a secretária. 

            A palestra principal ficou por conta do procurador de Justiça do Estado do Paraná Murillo José Digiácomo. “Se conseguíssemos aplicar corretamente o ECA, que prima pela educação e pela responsabilização de todos, inclusive e dos próprios jovens, acredito não viveríamos certas situações que enfrentamos hoje. A gente tem que comemorar sim, e pensar que as políticas públicas voltadas para a juventude necessitam do envolvimento de toda a sociedade”, salientou.


                                                                                                                                                            Cleiton Borges - Secom PMU

No período da tarde, das 13h30 às 16h30, o Procurador ministra outra palestra para os conselheiros tutelares do município para debater sobre a aplicação do ECA na rotina diária. Ana Carolina Trindade é assistente social há 8 anos e acredita que toda oportunidade de aprender mais é sempre positiva. “Participar desse evento e ter a chance de conhecer ainda mais o Estatuto é fundamental para fortalecer a rede de cuidados para os jovens. Todas as instituições precisam trabalhar juntas” revelou.

O seminário também contou com a presença do juiz da Vara da Infância e da Juventude, José Roberto Poiani, e do promotor de Justiça da Infância e da Juventude em Uberlândia Epaminondas da Costa.

Sobre o ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente, criado em 13 de julho de 1990, foi instituído pela Lei Federal 8.069. É considerado um pacto nacional em defesa dos direitos da infância e adolescência em nosso país e coloca o cumprimento dos direitos como um dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público.


18/07/18
Ellen Melo
(34) 3239 2883

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022