Campanha de conscientização de doença rara ganha amplitude nacional, doença atinge sobretudo mulheres

A campanha alerta para sintomas que podem ser causados por doença no fígado que se confunde com outros diagnósticos

São Paulo, julho de 2018 – A Colangite Biliar Primária, também conhecida como CBP, é uma doença pouco conhecida que afeta geralmente mulheres entre 35 e 60 anos e pode levar à sérias complicações se não diagnosticada a tempo. Para conscientizar a população sobre essa patologia e, principalmente, incentivar o diagnóstico, o blog www.colangitebiliarprimaria.com.br traz explicações médicas e científicas sobre a doença e alertas para o diagnóstico.



Nosso objetivo é advertir as pessoas sobre essa doença que pode levar a complicações como fibrose e cirrose hepáticas necessitando de transplante de fígado, se não diagnosticada a tempo", explica a médica Dra. Patricia de Rossi.

A CBP é uma doença hepática autoimune caracterizada pela destruição progressiva dos pequenos canais biliares presentes no fígado. Seus sintomas são comuns a outras doenças, como fadiga crônica - algumas vezes confundida com depressão, coceira intensa no corpo - principalmente na palma das mãos e planta dos pés, cansaço, fraqueza, náuseas, perda de apetite e icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos).


"Como os sintomas não são específicos, muitas vezes o paciente procura diversos médicos, mas o diagnóstico não é realizado adequadamente", explica a especialista e completa afirmando que a descoberta da doença nas fases iniciais é determinante para um melhor prognóstico. "A doença tem tratamento e este alivia os sintomas e pode impedir a progressão da doença para estágios mais graves", completa.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas