UBERLÂNDIA MG-Semana Pedagógica aborda técnicas inovadoras de educar

Dança, tecnologias e manifestações culturais são alguns dos temas de capacitação a cerca de 600 profissionais


Pelo menos 600 profissionais da rede municipal de ensino estão tendo contato, desde segunda-feira (2), com novos olhares, ferramentas e técnicas diante da arte de ensinar. A Semana Pedagógica promovida pela Prefeitura de Uberlândia tem oferecido ao longo desses dias inúmeras atividades inovadoras aos educadores. A proposta é que os conceitos apreendidos sejam trabalhados diariamente com os alunos em sala de aula.  As oficinas, palestras e workshops acontecem no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) até a próxima sexta-feira (6).



Educação e tecnologia

Na oficina ministrada pela assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Daniela Braga de Paula, os educadores puderam conhecer mais sobre ferramentas digitais como Plickers e Kahoot para tornar as aulas mais tecnológicas e interativas. “Não podemos ignorar essa realidade de forma alguma. Hoje em dia, nosso aluno adquire conhecimento sozinho, pois ele está à disposição na internet. Cabe a nós, professores, otimizarmos esse conhecimento e aplicá-lo em classe”, explicou a profissional.
Cultura em cada disciplina

Imagine conseguir contextualizar disciplinas até então isoladas, como matemática e ciência, com ensinamentos culturais. É essa a proposta da oficina ministrada por Regina Ferreira Rodrigues, professora da Escola Municipal Hilda Leão Carneiro.  Por meio de uma linguagem adequada, ela ensina como trabalhar o Congado de forma interdisciplinar. “Estamos levando esse patrimônio imaterial de nossa cidade à nossa atuação. Ele é um tema tão rico que nos permite desenvolver projetos que desenvolvam todas as áreas de conhecimento”, explicou.

Débora Damasceno, professora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Anísio Spínola Teixeira, classificou a dinâmica como muito interessante. “Na minha escola, dou aula de artes, música e cultura. Estou vendo que, por meio do Congado, consigo trabalhar vários eixos de uma só vez”, contou.

Aprendendo ao som de música

É inegável que, ao som de música, tudo se torna mais interessante, até mesmo o aprendizado. Assim ministrou Katheryne Acerbi em sua oficina. “Nossa dinâmica envolve música, brincadeira e dança. Afinal, tudo que a criança aprende envolve o lúdico. Qualquer conceito que abordarmos por meio de canções e dança fica enraizado na criança, fazendo com que ela nunca mais esqueça”, destacou.


Helen Rosa Pimenta Pacheco, professora da Emei Cora Coralina, é uma das servidoras que marcaram presença na turma. “No caso da dança, em especial, é maravilhoso porque aliamos a nossa teoria com atividades práticas. Estou gostando muito das oficinas, porque é um aprendizado a cada dia. Sempre há novidades e algo para agregar em nossa formação. A gente se renova”, ressaltou.


04/07/2018

Renato Faria

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas