Inscrições para o 26º Festival de Dança do Triângulo iniciaram no ultimo dia (10)

Evento acontece entre os dias 16 e 21 de outubro, no Teatro Municipal de Uberlândia
Secom/PMU
Um dos principais eventos de difusão da dança no calendário cultural da região está reaberto aos artistas locais. Começaram, nesta terça-feira (10), as inscrições para a 26ª edição do Festival de Dança do Triângulo. Sob realização da Secretaria Municipal de Cultura, a programação reunirá uma diversidade de ritmos e linguagens corporais entre os dias 16 e 21 de outubro.

 As inscrições se estendem até o dia 19 de julho. Para garantir participação, basta que os interessados preencham a ficha de inscrição e enviem um vídeo com a coreografia proposta, mediante as condições previstas no edital. Inserido na memória de diversos artistas de Uberlândia e região, o Festival de Dança do Triângulo busca estimular a dança, a produção dos conteúdos culturais e o acesso aos diversos ritmos que envolvem o segmento.

Em 2017, mais de três mil pessoas foram mobilizadas com apresentações em diferentes cantos do município. Este ano, a programação será dividida em mostras Infantil, Amadora, Profissional, de Espetáculo, Convidada, Palco Livre e Intervenções, além de oficinas e palestras. Ainda assim, outras novidades devem contagiar o público em 2018.

 Encontros: razão, emoção e cena

 Para este ano, o tema que ditará o ritmo do festival será “Encontros: razão, emoção e cena”, como antecipa a coordenadora do setor de dança da Secretaria de Cultura, Ananda da Costa Viana. “Consiste na reflexão sobre os diversos efeitos que a dança pode causar no público, nos bailarinos amadores e profissionais, nos professores e em qualquer pessoa que tenha contato com essa forma de arte. Trata-se de estimular o debate sobre os tipos de encontro que a dança pode proporcionar, bem como as sensações físicas, racionais, emocionais e psicológicas que pode despertar”, afirmou.

 A democratização da arte e da cultura, segundo a coordenadora, também será difundida este ano, com apresentações gratuitas em espaços públicos do município. O intuito é privilegiar cada vez mais pessoas com o melhor da dança na região, além de estimular a formação de público e estreitar a proximidade entre os artistas e a comunidade em geral.



As modalidades serão distribuídas em balé de repertório, balé, dança contemporânea, dança urbana, dança de salão, dança étnica, folclórica, sapateado e jazz. O festival é voltado a grupos, escolas ou artistas independentes de diversas idades. Trata-se de um projeto institucional aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC).

 Como participar

As inscrições podem ser feitas, na página do Festival de Dança, no portal da Prefeitura, ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 17h, na Oficina Cultural, localizada na praça Clarimundo Carneiro, 204, Fundinho. Outra opção é enviar a proposta via correios para a Secretaria Municipal de Cultura, na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bloco 2, piso 3 do Centro Administrativo, no bairro Santa Mônica.



09/07/2018

PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas