Inscrições para o 26º Festival de Dança do Triângulo iniciaram no ultimo dia (10)

Evento acontece entre os dias 16 e 21 de outubro, no Teatro Municipal de Uberlândia
Secom/PMU
Um dos principais eventos de difusão da dança no calendário cultural da região está reaberto aos artistas locais. Começaram, nesta terça-feira (10), as inscrições para a 26ª edição do Festival de Dança do Triângulo. Sob realização da Secretaria Municipal de Cultura, a programação reunirá uma diversidade de ritmos e linguagens corporais entre os dias 16 e 21 de outubro.

 As inscrições se estendem até o dia 19 de julho. Para garantir participação, basta que os interessados preencham a ficha de inscrição e enviem um vídeo com a coreografia proposta, mediante as condições previstas no edital. Inserido na memória de diversos artistas de Uberlândia e região, o Festival de Dança do Triângulo busca estimular a dança, a produção dos conteúdos culturais e o acesso aos diversos ritmos que envolvem o segmento.

Em 2017, mais de três mil pessoas foram mobilizadas com apresentações em diferentes cantos do município. Este ano, a programação será dividida em mostras Infantil, Amadora, Profissional, de Espetáculo, Convidada, Palco Livre e Intervenções, além de oficinas e palestras. Ainda assim, outras novidades devem contagiar o público em 2018.

 Encontros: razão, emoção e cena

 Para este ano, o tema que ditará o ritmo do festival será “Encontros: razão, emoção e cena”, como antecipa a coordenadora do setor de dança da Secretaria de Cultura, Ananda da Costa Viana. “Consiste na reflexão sobre os diversos efeitos que a dança pode causar no público, nos bailarinos amadores e profissionais, nos professores e em qualquer pessoa que tenha contato com essa forma de arte. Trata-se de estimular o debate sobre os tipos de encontro que a dança pode proporcionar, bem como as sensações físicas, racionais, emocionais e psicológicas que pode despertar”, afirmou.

 A democratização da arte e da cultura, segundo a coordenadora, também será difundida este ano, com apresentações gratuitas em espaços públicos do município. O intuito é privilegiar cada vez mais pessoas com o melhor da dança na região, além de estimular a formação de público e estreitar a proximidade entre os artistas e a comunidade em geral.



As modalidades serão distribuídas em balé de repertório, balé, dança contemporânea, dança urbana, dança de salão, dança étnica, folclórica, sapateado e jazz. O festival é voltado a grupos, escolas ou artistas independentes de diversas idades. Trata-se de um projeto institucional aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC).

 Como participar

As inscrições podem ser feitas, na página do Festival de Dança, no portal da Prefeitura, ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 17h, na Oficina Cultural, localizada na praça Clarimundo Carneiro, 204, Fundinho. Outra opção é enviar a proposta via correios para a Secretaria Municipal de Cultura, na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bloco 2, piso 3 do Centro Administrativo, no bairro Santa Mônica.



09/07/2018

PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado