Prefeitura realiza capacitação para profissionais da saúde escolar

Agentes de saúde escolar se qualificam sobre as implicações do uso de álcool e outras drogas

Após um convite da Secretaria Municipal de Saúde, profissionais da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil realizaram, na tarde desta quarta-feira (4), uma capacitação sobre o módulo ‘Álcool e outras drogas’, oferecido para os agentes de saúde escolar. As capacitações oferecidas a esses profissionais ocorrem com intuito de abordar 12 temas que devem ser trabalhados nas escolas ao longo das qualificações.

 Segundo a psicóloga do núcleo de Prevenção e Reinserção do Município Maria de Lourdes Pereira Costa, responsável pela capacitação, o objetivo é mostrar meios e maneiras de abordar o tema com as crianças. Segundo ela, é imprescindível desmistificar que o álcool, por ser uma droga lícita, é uma droga branda, já que na maioria dos casos, o primeiro contato esse tipo de bebida acontece no ambiente familiar.

 “É muito importante essa soma entre prevenção e saúde, é uma junção que fortalece nosso trabalho. Nós vemos que muitas pessoas não sabem, mas as drogas que mais matam no mundo são legalizadas: primeiro o cigarro e em segundo, o álcool. Queremos mostrar que é importante trabalhar não só com a criança, mas também com os professores, pais, funcionários e comunidade em volta da escola”, afirmou Maria.



Métodos de abordagem



Durante toda à tarde, foram trabalhados métodos de criar meios interativos e integrados de abordar a temática, em específico o álcool. Promover e incentivar um ambiente escolar saudável é imprescindível para que os pequenos tenham outras opções e exemplos para focalizar.



            Eduardo da Cunha Miguel é agente da saúde publica há três anos e participou da qualificação. Para ele, é indispensável que os profissionais da saúde que trabalham na comunidade escolar continuem buscando informações sobre todos os assuntos, principalmente como abordar sobre drogas lícitas e ilícitas com os pequenos.



            “É um treinamento que nos auxilia sobre quais são as melhores maneiras de trabalharem com esse tema, já que convivemos com isso quase que diariamente. Nós temos 12 temas dentro da saúde para trabalhar nas escolas. São temas preconizados pelo Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, e um dos temas mais complicados é álcool e outras drogas. É um assunto muito delicado”, afirmou o agente.



Com a duração de dois dias, a capacitação se estende até esta quinta-feira (5), no bloco 5OF do campus Santa Mônica. O palestrante será o também psicólogo da secretaria de Prevenção às Drogas José Jonas Lacerda Dias, que abordará todos os outros tipos de drogas lícitas e ilícitas.





04/07/2018

Bárbara Menegasso

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva