Teatro Municipal recebe espetáculo de violino e piano do projeto InCantus
Apresentação acontece hoje (3), às 20h, com entrada franca
Prestigie!
Espetáculo InCantus
hoje (3), às 20h
Teatro Municipal de Uberlândia, avenida Rondon Pacheco, 7070, Tibery
Entrada franca
03/04/2018
PJ Godoy
![]() |
Cleiton Borges - Secom/PMU |
Em 1996, o maranhense Mabio Duarte deixava o Brasil para se especializar em violino e música de câmara pela Academia Franz Liszt, na Hungria. Bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi um dos principais nomes da Orquestra Sinfônica da Universidade do Novo México (EUA), na qual se tornou mestre, e na Universidade do Texas Tech (EUA), onde foi doutor. Nesta terça-feira (3), às 20h, será uma das atrações do espetáculo do projeto InCantus no Teatro Municipal de Uberlândia.
Durante toda a carreira, Mabio Rocha Duarte colecionou experiências que o creditaram como uma das principais referências do violino nacional. Exemplo disso foi o primeiro lugar no Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina (SP), em 1994. Há 14 anos, ele é docente na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), cidade aonde conheceu o pianista Ernane Machado, o qual dividirá o palco pela primeira vez esta noite no Teatro Municipal.
Remanescente do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, Ernane Machado é pianista correpetidor. Como solista, foi premiado em vários certames estaduais e nacionais, como o Concurso Nacional de Piano “Luiz Tomazschek”, onde executou obras de Beethoven, Brahms, Popper e Mignone. Também foi o único pianista de Minas selecionado para o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (SP), em 2007, e participou do primeiro Encontro Internacional de Pianistas de Paraty (RJ), no ano seguinte. Além disso, a exemplo do projeto InCantus, já integrou diversos grupos e iniciativas em favor da música erudita.
Projeto InCantus
A iniciativa nasceu de uma vontade de disseminar ainda mais a música erudita no calendário cultural do município, além daqueles que mantém vivo este segmento no cenário local. É resultado de uma idealização de Maria Célia Vieira, em parceria com Itamar Medeiros, em 2010, e apoio do Município. Ainda assim, apesar da experiência, o evento desta noite carrega um sentimento especial.
“Será a primeira vez que teremos este duo pelo projeto no Teatro Municipal. Uma nova formação, que reúne dois grandes nomes da música erudita, levando peças de vários períodos do classicismo e do romantismo, misturando com a música contemporânea. É um repertório selecionado e que certamente deixará o público encantado”, adiantou o produtor.
Nova experiência
Com censura livre, o espetáculo é totalmente gratuito, algo que, segundo o Itamar Medeiros, amplia ainda mais o convite para uma nova experiência junto aos amantes da música erudita. “É uma oportunidade de desfrutar deste segmento da música e também de prestigiar um espaço à altura dos nossos artistas, que proporciona um momento único”, completou.
Prestigie!
Espetáculo InCantus
hoje (3), às 20h
Teatro Municipal de Uberlândia, avenida Rondon Pacheco, 7070, Tibery
Entrada franca
03/04/2018
PJ Godoy
Comentários