Uberlândia promove atividades em alusão ao Dia Mundial de Saúde

Programação é voltada para equipes e pacientes das Unidades de Saúde do município




Reforçar a importância da prevenção para uma melhor qualidade de vida. Mostrar o reflexo positivo das ações em atenção primária para a comunidade. Esses são alguns dos aspectos trabalhados de modo ainda mais intensificado por profissionais da rede municipal na semana em que se comemora o Dia Mundial de Saúde (7). As ações promovidas pela Prefeitura de Uberlândia estão pautadas na conscientização e promoção de hábitos saudáveis, enfatizando a importância do cuidado com a saúde para a prevenção de enfermidades.

A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Brasil preparou, nesta quinta-feira (5), uma programação completa para a comunidade: são orientações médicas e de educadores físicos, palestras com os agentes de saúde, dentistas e psicólogos. Também haverá um bate-papo com a participação de um advogado da ONG SOS Mulher.


No sábado (7), às 8h, a equipe da UBSF Taiman II promoverá uma caminhada com a comunidade pelas ruas do bairro. Além de reforçar a importância dos hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida, a equipe oferecerá aos participantes um café da manhã na unidade.



Fortalecimento da rede 

A saúde universal abrange serviços como promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos. Tudo feito prezando a qualidade, integrais, segurança, eficácia e acessível a todos. O lema deste ano para o Dia Mundial da Saúde, escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), é Saúde para todas e todos. Em todos os lugares. O assunto chama a atenção para garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços sem qualquer forma de preconceito ou dificuldades.



            O tema deste ano vem de encontro com o trabalho desenvolvido desde o início da gestão do prefeito Odelmo Leão. Prova disso é o projeto Qualifica SaUDI, que aprimora e fortalece o acesso da comunidade aos serviços básicos da atenção primária por meio da criação de processos que melhorem a territorialização, o cadastramento dos cidadãos e suas famílias. O objetivo é fazer um diagnóstico local, principalmente daqueles que precisam de acompanhamento mais próximo.



Por meio do projeto Qualifica SaUDI, vários avanços já são percebidos nas unidades. P trabalho foi referendado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), que consagrou o município como centro colaborativo de bons exemplos em administração e gestão em saúde.




Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.



04/04/2018

Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado