Uberlândia promove atividades em alusão ao Dia Mundial de Saúde

Programação é voltada para equipes e pacientes das Unidades de Saúde do município




Reforçar a importância da prevenção para uma melhor qualidade de vida. Mostrar o reflexo positivo das ações em atenção primária para a comunidade. Esses são alguns dos aspectos trabalhados de modo ainda mais intensificado por profissionais da rede municipal na semana em que se comemora o Dia Mundial de Saúde (7). As ações promovidas pela Prefeitura de Uberlândia estão pautadas na conscientização e promoção de hábitos saudáveis, enfatizando a importância do cuidado com a saúde para a prevenção de enfermidades.

A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Brasil preparou, nesta quinta-feira (5), uma programação completa para a comunidade: são orientações médicas e de educadores físicos, palestras com os agentes de saúde, dentistas e psicólogos. Também haverá um bate-papo com a participação de um advogado da ONG SOS Mulher.


No sábado (7), às 8h, a equipe da UBSF Taiman II promoverá uma caminhada com a comunidade pelas ruas do bairro. Além de reforçar a importância dos hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida, a equipe oferecerá aos participantes um café da manhã na unidade.



Fortalecimento da rede 

A saúde universal abrange serviços como promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos. Tudo feito prezando a qualidade, integrais, segurança, eficácia e acessível a todos. O lema deste ano para o Dia Mundial da Saúde, escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), é Saúde para todas e todos. Em todos os lugares. O assunto chama a atenção para garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços sem qualquer forma de preconceito ou dificuldades.



            O tema deste ano vem de encontro com o trabalho desenvolvido desde o início da gestão do prefeito Odelmo Leão. Prova disso é o projeto Qualifica SaUDI, que aprimora e fortalece o acesso da comunidade aos serviços básicos da atenção primária por meio da criação de processos que melhorem a territorialização, o cadastramento dos cidadãos e suas famílias. O objetivo é fazer um diagnóstico local, principalmente daqueles que precisam de acompanhamento mais próximo.



Por meio do projeto Qualifica SaUDI, vários avanços já são percebidos nas unidades. P trabalho foi referendado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), que consagrou o município como centro colaborativo de bons exemplos em administração e gestão em saúde.




Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.



04/04/2018

Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas