Projeto Justiça na Escola inicia ações em 2018

Trabalho é executado pela Prefeitura de Uberlândia em parceria com órgãos da cidade


A Prefeitura de Uberlândia, em parceria com diferentes órgãos e instituições, inaugura as ações relativas ao projeto Justiça na Escola em 2018. Às 19h desta quarta-feira (11), será realizada, no auditório do Colégio Ressurreição Nossa Senhora, uma palestra para 350 educadores da cidade. O objetivo é trabalhar algumas diretrizes do projeto, como a mediação de conflitos nas unidades. 

O evento contará com as falas da secretária municipal de Educação, Célia Tavares; do juiz da Vara da Infância e Juventude, José Roberto Poiani; do superintendente regional de ensino de Uberlândia, Jakes Paulo dos Santos; além do diretor do Colégio Ressurreição Nossa Senhora, Henrique Carvalho Lobato.

A proposta do Justiça na Escola é aproximar pais, alunos e professores com o poder judiciário, facilitando o conhecimento e acesso da comunidade aos seus direitos. Toda a comunidade estudantil debate, ao longo do ano, variados temas, como Estatuto da Criança e do Adolescente, violência doméstica e combate às drogas.

De acordo com Célia Tavares, a palestra desta semana tem um caráter diferente das demais atividades do projeto, pois foca exclusivamente nos profissionais de educação. Para ela, trata-se de uma etapa essencial antes da comunidade passar a integrar o processo. “A palestra é uma extensão do projeto, pois é direcionada a equipe pedagógica das escolas. Vamos trabalhar situações conflituosas nas escolas, melhorando a capacidade de mediação desses profissionais”, explicou.

Mais alunos beneficiados

Neste ano, o Justiça na Escola terá adesão recorde em Uberlândia. Ao todo, 20 unidades municipais serão beneficiadas, seis a mais em comparação ao ano passado. As escolas de ensino fundamental vão usufruir de palestras, mesas-redondadas e outras atividades que aproximam as instituições de ensino com a Justiça em diferentes esferas. A intenção maior é combater e prevenir os principais problemas sociais que afetam as crianças e adolescentes.  

Além da Secretaria Municipal de Educação, tem envolvimento no projeto as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação; e Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil. Além da Prefeitura, integram a parceria a Vara da Infância e Adolescência; Defensoria Pública; Ministério Público; Polícia Civil; Polícia Militar; Superintendência Regional de Ensino, ONG Ponte de Amor; e Conselho Tutelar.




09/03/2018

Renato Faria

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas