Nascente é recuperada em Dores do Indaiá, na região central mineira



Produtores rurais de Dores do Indaiá, na região central mineira, passaram uma semana aprendendo a recuperar nascentes com o Senar Minas no curso de Recuperação de Nascentes, ofertado em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Dores do Indaiá. A capacitação foi ministrada pela engenheira agrícola e ambiental Gracielle Brito Sales.


Num primeiro momento, os participantes aprendem um pouco de teoria sobre definições de nascentes, ciclo da água e legislação ambiental. Depois vão para a parte prática. Fazem a limpeza da nascente e todo seu entorno, constroem um solo de cimento e instalam canos por onde passará a água. Em seguida fazem proteções com pedras para os olhos d’água e, finalmente, a área da nascente é delimitada, respeitando as leis ambientais.

A nascente escolhida para o trabalho fica na fazenda Córrego Fundo, a menos de dez quilômetros da cidade. O produtor rural Domingos Costa, criador da raça nelore, conta que nos últimos anos muitos na região sofreram com a escassez de água. “Eu precisava muito recuperar nascentes na fazenda. Já vi melhora na nascente que trabalhamos e agora quero usar o aprendizado para recuperar outras por perto”.

Esse é o mesmo pensamento de outro participante, Smailli Rocha. “Esse aprendizado ninguém nos tira, e será útil para o resto da vida. Devemos repassar a outras pessoas para que mais nascentes sejam recuperadas”.

Após recuperar outras nascentes na fazenda Córrego Fundo, Domingos Costa planeja abrir as porteiras da propriedade rural para que crianças e jovens possam ver de perto a importância de cuidar do meio ambiente. “Quero disponibilizar a fazenda para visitações das escolas do município, por exemplo. É uma forma de contribuir com o futuro”.

A mobilizadora do Sindicato de Dores do Indaiá, Nara Paula de Souza, diz que está extremamente feliz com os resultados de mais esse curso na região. “Água é um de nossos bens mais preciosos e sabemos que se não cuidarmos poderemos ficar sem. Espero que os participantes consigam envolver o máximo de pessoas nessa luta que deve ser de todos nós”.






http://www.faemg.org.br/papeiscarta/senarnova.jpg    
Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.brServiço Nacional de Aprendizagem Rural













Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.brServiço Nacional de Aprendizagem Rural

Comentários

potagens mais vistas

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado