Semana do Desarmamento Infantojuvenil inicia recolhimento de brinquedos nas escolas municipais

Ação  tem como objetivo promover a cultura da paz e a resolução pacífica dos conflitos
A partir desta terça-feira (3), as secretarias de Educação e Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil promovem a Semana do Desarmamento Infantojvenil. Com o tema Violência, nem de Brincadeira o objetivo da campanha é alertar a comunidade escolar sobre o perigo da apologia à violência nas brincadeiras, jogos e filmes. A iniciativa é uma comemoração ao Dia Municipal do Desarmamento Infantojuvenil, celebrado em 15 de abril.

Como participar

Até o dia 12 deste mês, estudantes das escolas municipais participantes da campanha poderão trocar brinquedos que incitem a violência, como réplica de armas e facas, por cupons para concorrer a diversos prêmios.  Durante esse período, serão ministradas palestras e atividades que promovem a cultura da paz e a resolução pacífica dos conflitos. Nesta terça (3), as ações acontecem nas escolas municipais Eugênio Pimentel Arantes, Gladsen Guerra de Rezende e Alda Mota Leão. A expectativa é atingir mais de cinco mil crianças e adolescentes até o fim da campanha.



Além do trabalho de conscientização, as secretarias organizam um concurso de cartazes para reforçar a temática com os estudantes. “Nós orientamos os professores a trabalharem o assunto em sala de aula por meio de uma oficina de cartazes. Aí as escolas selecionam os materiais e inscrevem os melhores nas categorias infantil, fundamental I e II. Aqueles que se destacarem serão premiados no fim da Semana do Desarmamento”, explicou a coordenadora da Prevenção às Drogas, Viviane Alves.



O encerramento da ação acontece no dia 13 no Parque do Sabiá, momento em que os brinquedos recolhidos serão destruídos e os prêmios sorteados. Participam da iniciativa a Ação Cívico Social (Aciso) da Polícia Militar, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários (Unipas) e a União Nacional e Internacional de Capelães Evangélicos Voluntários (Unicev).



Fique por dentro da programação:

            Dia 03/04 até 12/04 – Recolhimento de réplicas de armas e facas, jogos e filmes violentos nas escolas da rede municipal.
           Dia 10/04, das 8h às 10h - Mesa redonda no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE) com a temática ‘Violência virtual e violência real e suas possíveis conexões’.
       Dia 13/04 – Encerramento das ações no Mundo da Criança, no Parque do Sabiá, com sorteio de prêmios para os participantes por meio da urna com os cupons recolhidos durante a campanha. Confira os horários das atividades:
            - Das 8h às 8h30 – Abertura

            - Das 8h30 às 9h30 – Visita das crianças e comunidades escolares a stands informativos e realização do sorteio

            - Das 9h40 às 10h – Destruição de todo o material recolhido durante a campanha

            - Das 10h às 12h – Visitação liberada para a comunidade dos espaços destinados à prestação de serviços para os munícipes





02/04/18
ELEN MELO

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas