Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações apresentou o projeto para cidades da região em evento no Centro Administrativo Municipa
 Valter de Paula - Secom/PMU
O prefeito Odelmo Leão e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinaram, na manhã desta terça-feira (16), um termo de adesão que inclui Uberlândia entre os municípios brasileiros contemplados pelo Internet para Todos. O programa foi criado para levar ou ampliar o acesso à banda larga, com preços abaixo do mercado, para locais que ainda não contam com o serviço. O convênio foi firmado durante evento realizado no Centro Administrativo Municipal para apresentação da iniciativa aos municípios vinculados à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap).


Com a adesão, comunidades de Uberlândia que hoje necessitam de reforço em conectividade serão beneficiadas com internet de qualidade. Pelo convênio, a prefeitura ficará responsável por disponibilizar o espaço e custear a energia utilizada no funcionamento dos equipamentos (antenas para distribuição do sinal) que serão fornecidos pelo ministério para a implantação do programa na cidade. A previsão é que a instalação dos aparelhos seja iniciada em junho.
“Quando o Município não pode fazer, deve ser um facilitador. Esse é um projeto importante que irá atender nossa população rural, levando acesso à tecnologia e garantindo que todos usufruam da modernidade igualmente. É algo válido não apenas para Uberlândia, mas para toda região, uma vez que beneficiará aqueles municípios que aderirem à iniciativa”, explicou o prefeito Odelmo Leão.

De acordo com o ministro Gilberto Kassab, a linha direta com os municípios vai dar agilidade na implantação. Segundo o levantamento executado, o programa vai atender diretamente 53 milhões de brasileiros, ou seja, 25% da população. “É uma iniciativa de inclusão social através da inclusão digital. O índice levantado leva em consideração as famílias que não têm internet em casa, famílias cujos filhos estudam em escolas que não têm acesso à rede e famílias cujos dependentes são tratados em instituições públicas de saúde que não têm internet”, detalhou.
Cidades da região

            Após a apresentação do programa no Centro Administrativo Municipal, os representantes dos municípios ligados à Amvap foram orientados a como proceder com a adesão, que pode ser realizada de maneira fácil pela internet. Segundo o 3º vice-presidente da associação e prefeito de Prata, Anuar Arantes Amui, a expectativa é que todas as 24 cidades filiadas optem por integrar o projeto. “É algo importante, sobretudo, para as pequenas cidades com grandes extensões territoriais aqui no Triângulo Norte. É uma iniciativa inovadora, espelhada em exemplos dos Estados Unidos e México, que atenderá os anseios da população do interior e com baixo custo”, disse.

            O diretor da Telebras, Alex Sandro Nunes, explicou que, conforme modelo econômico adotado pra implantação do programa, as estimativas apontam que os serviços de banda larga oferecidos poderão ser adquiridos pelos interessados, assim que os equipamentos estiverem instalados, por menos da metade do preço do cobrado pelo mercado. “Temos estimativas, que variam obviamente de estado para estado, de que a população beneficiada pagará entre 30% e 40% do que se cobraria em áreas urbanas com cobertura”, explicou.

Como funciona

            As conexões de banda larga do programa ‘Internet para Todos’ serão realizadas por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). O equipamento do Governo Federal foi adquirido por meio de um investimento de R$ 3 bilhões, está em órbita desde maio de 2017 e tem 18 anos de vida útil. De alta potência (HTS) de feixes focais, o equipamento tem capacidade para entregar mais de 57 Gpbs sobre todo o território brasileiro. Para viabilizar as conexões, também haverá a participação da Telebras. A empresa estatal é parceira do projeto e atua como provedora da banda, ofertando serviços de baixo custo. Outras operadoras também podem se cadastrar no programa.

São quatro convênios possibilitados pelo programa. O primeiro é com o Ministério da Defesa, que vai utilizar 30% da capacidade do satélite para serviços ligados à segurança nacional, como o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras. Outro convênio é a disponibilização de banda larga para 100% das escolas públicas do país. Somente neste ano, pelo menos sete mil escolas serão contempladas. No mesmo molde foi criado um convênio para implantar banda larga em 100% das unidades públicas de saúde. E, por fim, o convênio Prefeitura e Localidades, que disponibiliza internet banda larga e telefonia celular a lugares que não contam com o serviço. Neste caso, o usuário arca com um custo acessível devido à isenção de impostos.

Projeto ampliado

O programa Internet para Todos é uma ampliação do Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), programa do Ministério da Ciência que é responsável, em áreas remotas, por conectar escolas, hospitais, postos de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos à internet.

A meta da nova etapa é prover conexão às pessoas que vivem em localidades dos municípios brasileiros que, por motivos variados, não são atendidos por infraestruturas de tecnologia. No Brasil, há mais de 30 mil áreas sem a conexão ou com prestação inadequada de serviço de banda larga. Mais de 3,8 mil cidades já fizeram a inclusão. Cidades do interior de Minas Gerais bem como Belo Horizonte também já aderiram. A expectativa é que os municípios beneficiados nesta primeira fase projeto comecem a receber as antenas no próximo mês (maio de 2018).


17/04/2018
Fernando Boente e Fillipe Alves, com informações do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas