Hospital Santa Genoveva conscientiza sobre os perigos da hipertensão arterial

Doença atinge cerca de 31 milhões de pessoas e mata 300 mil brasileiros por ano
cardiologista do Hospital Santa Genoveva, Leandro Alves Garcia

 








Com o objetivo de conscientizar sobre os problemas referentes à hipertensão arterial é comemorado anualmente em 26 de abril o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O Santa Genoveva visa informar sobre uma das doenças que mais mata no mundo e atinge cerca de 36 milhões de indivíduos adultos e mais de 60% da população idosa.


Segundo a  Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença que mata 300 mil brasileiros anualmente, sendo: 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos.

De acordo o cardiologista do Hospital Santa Genoveva, Leandro Alves Garcia, a hipertensão contribui direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular. “Além disso, suas complicações têm impacto elevado na perda da produtividade do trabalho e da renda familiar. Outro dado importante é que crianças e adolescentes podem desenvolver hipertensão arterial, freqüentemente associada à causas secundárias, com prevalência atual na idade pediátrica em torno de 3% a 5%”, afirma o cardiologista.

Ainda segundo o médico, existe uma associação direta entre o envelhecimento e a hipertensão arterial. “Estudos indicam que no Brasil mais de 60% da população idosa sofre com a doença. Dessa forma, informações sobre a história familiar são fundamentais para aumentar a certeza do diagnóstico de hipertensão arterial primária”, completa Garcia.

Dados da  Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2014,do Ministério da Saúde, revelou que a hipertensão atinge 21,4 % da população acima de 18 anos, o que corresponde a 31,3 milhões de pessoas. Dados dessa mesma pesquisa, informam que a doença aparece mais no sexo feminino, com prevalência em 24,2% das mulheres e 18,3% dos homens.

“Podemos caracterizar a hipertensão quando há elevação dos níveis pressóricos, ou seja, maior que 140 x 90 mmHg em um indivíduo adulto, o que deve ser validado por aferições repetidas em duas ou mais ocasiões. Mas é importante salientar que, além do tratamento medicamentoso, podemos controlá-la com boa alimentação, prática de atividades físicas regulares, controle do estresse e fim do tabagismo”, finaliza o cardiologista.



Sintomas

Mesmo sendo considerada uma doença muitas das vezes assintomática, as dores de cabeça, no peito e/ou tonturas podem ser sinais de alerta para a hipertensão arterial.



Como prevenir a hipertensão arterial?

1-  Praticar atividades físicas regularmente;

2- Reduzir o consumo de sal;

3- Não fumar;

4-  Evitar consumo excessivo de álcool;

5- Evitar situações de estresse;

6- Visitar regularmente um cardiologista.








Informações para a Imprensa
Ana Carolina Amorim
redacao@redacao.com.br
(34) 3255-1415 / (34) 9 9922-9868

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado