Frutas sazonais continuam a ser acrescentadas à merenda escolar

Projeto iniciado neste ano ampliou cardápio oferecido nas unidades do Município

A merenda servida nas escolas municipais está ainda mais enriquecida após a implantação do projeto Frutas Sazonais. A partir deste ano, alimentos da estação são acrescentados à rotina escolar, possibilitando que a Secretaria Municipal de Educação (SME) ofereça cardápios mais abrangentes e com outros valores nutricionais aos estudantes da rede.


Como funciona

Para disponibilizar o Frutas Sazonais, o Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae) sempre averigua a tabela de disponibilidade dos itens no mercado. Quando a produção agrícola de algum produto está em grande escala, os preços ficam mais acessíveis. As opções também variam de acordo com a época do ano e no mês de março foi possível servir goiaba aos estudantes. “Já estamos providenciando a aquisição de pêras para a segunda quinzena de abril e, para cada mês, uma fruta é adicionada ao cardápio já existente. Assim poderemos ter mexerica em junho, melão em outubro e manga em novembro, por exemplo. É uma forma de deixar as refeições mais completas e saudáveis, uma vez que as frutas sazonais somam-se às outras servidas durante o ano, como banana, maçã e laranja”, explica Tânia Martinelli, diretora do Pmae.



Para a montagem dos cardápios, os nutricionistas do Pmae, seguem critérios estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC). Na elaboração são considerados detalhes como quantidade de carboidratos, fibras, vitaminas, cálcio, potássio e outros nutrientes importantes para desenvolvimento infantojuvenil.



“Foi mais um grande ganho para as escolas e os alunos. A aceitação foi imediata e nossa merenda ficou muito mais saborosa e diversificada”, disse a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do bairro Luizote de Freitas, Simone Aparecida de Faria. Como a unidade atende 913 crianças com idade entre quatro meses e cinco anos, para os bebês que ainda não ingerem alimentos sólidos, a escola serve as frutas em sucos e assim garante os benefícios a todos os estudantes.



03/04/2018

Marden Rangel

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado