Licitação de R$ 8 milhões é paralisada em Uberaba por falta de planilha obrigatória


A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) confirmou, na sessão de hoje, 10 de abril, a suspensão da Concorrência nº 001/2018, da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (CODIUB), para contratação de serviços de aerofotogrametria, atualização de base cadastral urbana georeferenciada e fornecimento de Sistema de Informações Geográficas (SIG), na cidade do Triângulo Mineiro. A denúncia (processo nº 1.040.588), feita pela empresa G.I. Geotecnologia, Sistema e Aerolevantamento, foi recebida pelo gabinete da conselheira Adriene Andrade, que, ao observar a provável irregularidade, suspendeu o edital.

A concorrência, estimada em aproximadamente R$ 8 milhões, teria negligenciado a inclusão de planilhas de quantitativos e preços unitários, como anexo do edital. Essa foi a razão que motivou a suspensão cautelar, feita pela relatora do processo, no último dia 3 de abril. Adriene destacou que “o inciso II do § 2º do art. 7º da Lei nº 8.666/1993 prevê que as obras e os serviços somente poderão ser licitados quando existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários. Além disso, o inciso II do § 2º do art. 40 da Lei nº 8.666/1993 prevê que o orçamento com os quantitativos e os preços unitários da contratação é anexo obrigatório do edital nas modalidades de licitação disciplinadas na Lei nº 8.666/1993, dentre as quais destaco a concorrência”, justificou a conselheira.



Adriene Andrade acrescentou em sua decisão que a empresa G.I. Geotecnologia, Sistema e Aerolevantamento, já havia questionado a este Tribunal, no processo nº 1.031.447, a legalidade do edital da Concorrência nº 001/2017, de objeto similar, em dezembro passado. Na ocasião, o conselheiro presidente deste Tribunal, após analisar os apontamentos, proferiu decisão monocrática em que determinou a suspensão cautelar da Concorrência nº 01/2017, sob o fundamento de que não constava, como anexo do edital, o orçamento estimado em planilhas de quantitativos e preços unitários, dentre outras irregularidades.



A relatora destacou a importância da administração pública detalhar a composição do preço final do objeto licitado, ao transcrever parte do voto proferido pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, no Acórdão nº 98/2013: “a ausência de planilhas orçamentárias detalhando a composição do preço final do objeto acarreta a impossibilidade dos licitantes terem noção da dimensão do serviço a ser licitado para avaliar se poderão ou não participar do certame. Essa supressão ocasiona, ainda, dificuldade e embaraço à atividade dos órgãos de controle em verificar se as propostas ofertadas estão em consonância com o artigo 48 da Lei nº 8.666/93 (propostas com valor global superior ao limite estabelecido ou com preços manifestamente inexequíveis)”.



O Diretor Presidente da CODIUB, Denis Silva de Oliveira, foi intimado a suspender, de imediato, a Concorrência 001/2018 e encaminhar comprovante de publicação da suspensão da licitação no prazo de cinco dias úteis, sob pena de aplicação de multa

Diretoria de Comunicação Social do TCEMG
(31) 3348-2370 | www.tce.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas