Ambulatório IST/Aids estende horário de atendimento para realização de teste rápido

Ação será realizada nesta quinta-feira (12) com o objetivo de facilitar acesso da comunidade ao serviço, que é gratuito

Especialistas indicam que quanto mais cedo ocorrer a descoberta da presença do vírus HIV no organismo, melhor será a eficácia do tratamento antirretroviral, que contribui para a redução das chances de evolução para a Aids e melhora na qualidade de vida dos pacientes. Pensando nisso, a equipe do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza vai estender o horário de atendimento para a realização do teste rápido. Nesta quinta-feira (12), os profissionais realizarão os exames até às 21h.


Uma ação que busca facilitar o acesso da comunidade ao serviço, segundo explica a coordenadora do ambulatório, Cláudia Spirandelli. “Queremos proporcionar à comunidade uma alternativa de horário àquelas pessoas que tiveram um contato sexual desprotegido, principalmente no período do carnaval, para a realização do teste. A janela imunológica para estes casos já foi encerrada. Com isso, a presença de anticorpos é mais evidente”, aponta.



Janela Imunológica


            A janela imunológica é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue. Esses anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV. Os exames irão detectar a presença destes anticorpos, confirmando a infecção caso ela tenha ocorrido.

Segundo a coordenadora do ambulatório, os principais testes disponibilizados conseguem detectar uma presença suficiente de anticorpos 30 dias após a exposição ao vírus. Por isso,  o exame deve ser feito depois desse prazo. Além disso, os cuidados neste período precisam ser mantidos. “O HIV pode ser transmitido durante a janela imunológica. É importante que, nessa fase, a pessoa sempre faça sexo com camisinha e não compartilhe instrumentos perfuro cortantes, como alicates e seringas”, reforça Cláudia.



Como funciona o teste


Ao contrário do exame sorológico, que demora até dois dias para sair o resultado, o teste rápido tem o resultado entre 15 e 20 minutos. Para fazer o teste, os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com o reagente.

Em casos que o resultado é positivo na primeira amostra, é realizada uma nova testagem com outro reagente. Se a segunda coleta apontar resultado negativo, um terceiro teste é feito e encaminhado para uma verificação mais apurada em laboratório.



Acolhimento

Quando os dois primeiros resultados são positivos, a coordenadora explica que o paciente já é acolhido pela equipe do Ambulatório.  “Neste momento, já realizamos o atendimento com a enfermeira, para que seja feita a contagem viral. Posteriormente, é feito o encaminhamento para o infectologista e uma equipe multiprofissional no ambulatório a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos portadores do vírus”, contou Cláudia Spirandelli.



Cláudia reforçou ainda que o teste não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. É recomendando para quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas e por transfusão de sangue, por exemplo. O ambulatório em Uberlândia fica na Avenida Avelino Jorge do Nascimento, Bairro Roosevelt. O telefone para contato é (34) 3215-2444.



10/04/2018

Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas