Ambulatório IST/Aids de Uberlândia triplica quantidade de exames durante horário estendido

     Foto: Marco Crepaldi/SecomPmu

Em virtude do resultado positivo, expectativa é realizar ação a cada dois meses

Para facilitar o acesso da comunidade aos testes e orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis, o Ambulatório IST/Aids estendeu o horário de atendimento nesta quinta-feira (12) e triplicou a quantidade de exames realizados (em comparação com os dias normais). Com cinco horas a mais no expediente, os profissionais realizaram mais de 60 exames de HIV, Hepatites A e B e Sífilis.

O número extremamente positivo de adesão fez com que a ação fosse incluída permanentemente no cronograma de atividades da unidade, segundo explica a coordenadora do ambulatório, Cláudia Spirandelli. “Foi um retorno excelente por parte da população. Muitas pessoas que chegaram aqui após as 18h disseram que o horário estendido facilitou o acesso. Nossa expectativa agora é realizar esse ação a cada dois meses”, pontuou.

 Ao todo, foram realizados 65 testes rápidos para os quatro tipos de vírus. Destes, cinco deram positivo para sífilis, dois para hepatites e apenas um para HIV. Todos os pacientes já foram orientados e acolhidos pelo ambulatório, que conta com uma equipe multidisciplinar.

Diagnóstico Precoce

Especialistas indicam que quanto mais cedo ocorrer a descoberta da presença do vírus HIV no organismo, melhor será a eficácia do tratamento antirretroviral, que contribui para a redução das chances de evolução para a Aids e melhora na qualidade de vida dos pacientes. Ao contrário do exame sorológico, que demora até dois dias para sair o resultado, o teste rápido tem o resultado entre 15 e 20 minutos. Para fazer o teste, os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada na lâmina com o reagente.



Em casos que o resultado é positivo na primeira amostra, é realizada uma nova testagem com outro reagente. Se a segunda coleta apontar resultado negativo, um terceiro teste é feito e encaminhado para uma verificação mais apurada em laboratório.



Acolhimento

Quando os dois primeiros resultados são positivos, a coordenadora explica que o paciente já é acolhido pela equipe do Ambulatório.  “Neste momento, já realizamos o atendimento com a enfermeira, para que seja feita a contagem viral. Posteriormente, é feito o encaminhamento para o infectologista e uma equipe multiprofissional no ambulatório a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos portadores do vírus”, contou Cláudia Spirandelli.



Cláudia reforçou ainda que o teste não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. É recomendando para quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas e por transfusão de sangue, por exemplo.



O ambulatório em Uberlândia fica na Avenida Avelino Jorge do Nascimento, Bairro Roosevelt. O telefone para contato é (34) 3215-2444.



13/04/2018

Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas