Mesa redonda promove reflexão sobre a influência da violência virtual na vida real

Atividade integra programação da Semana do Desarmamento Infantojuvenil de 2018

Adicionar legenda
As secretarias municipais de Educação e de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil promoveram, na manhã desta terça-feira (10), um encontro entre a comunidade e servidores para debater as possíveis conexões entre a violência virtual e a violência na vida real. A reunião aconteceu no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) e teve a participação de 100 pessoas.

A iniciativa, que integra as ações da edição 2018 da Semana do Desarmamento Infantojuvenil, contou com a presença de três palestrantes. “Atualmente, as crianças e os jovens dedicam muito do seu tempo brincando com os jogos online e a maioria deles incita a violência de alguma forma. Mais do que disseminar a cultura da paz nós precisamos entender o que está acontecendo e buscar a melhor forma de lidar com essa situação”, contou Viviane Alves, coordenadora de Prevenção às Drogas.

Núbia Alcântara, psicóloga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e uma das palestrantes, acredita que o debate é um dos melhores caminhos para promover a reflexão. “Nós vivenciamos um momento em que o acesso à informação é muito fácil. A violência está disseminada não só na vida virtual, mas no mundo real também e precisamos debater os reflexos desse comportamento na infância”, explicou a psicóloga.

 Após a mesa redonda, os presentes participaram de uma votação dos cartazes confeccionados pelos alunos da rede municipal para o concurso. Os materiais foram divididos nas categoriasinfantil, fundamental I e II e os que se destacaram serão premiados no encerramento da Campanha, que acontece no dia 13 de abril.

 Até a próxima quinta-feira (12) os estudantes poderão trocar brinquedos que incitem a violência, como réplica de armas e facas, por cupons para concorrer a diversos prêmios.  “Eu me surpreendi com a receptividade dos alunos com a campanha. Conseguimos recolher muitos brinquedos e inscrevemos nove cartazes no concurso”, revelou Gisele Rosa, professora da Escola Municipal Doutor Gladsen Guerra de Rezende.

O encerramento da Semana acontece no Parque do Sabiá na próxima sexta-feira (13), momento em que os brinquedos recolhidos serão destruídos e os prêmios sorteados. Participam da iniciativa a Polícia Militar, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).





Fique pro dentro da programação!





Sexta-feira (13 de abril)


Atividade: Encerramento da Semana do Desarmamento Infantojvenil


Local:Parque do Sabiá - Mundo da Criança


Horário: 8h às 12h





Confira os horários das atividades:


Das 8h às 8h30: Abertura


Das 8h30 às 9h30: Visita das crianças e comunidades escolares a stands informativos e realização do sorteio


Das 9h40 às 10h: Destruição de todo o material recolhido durante a campanha


Das 10h às 12h: Visitação liberada para a comunidade dos espaços destinados à prestação de serviços para os munícipes





10/04/18


Ellen Melo


ellenferreira@uberlandia.mg.gov.br


(34) 3239-2883

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado