Paisagens brasileiras ganham novas perspectivas em mostra na Oficina Cultural

Séries fotográficas da exposição “Corpo-Lugar” seguem abertas para visitação

Yuji Kodato 
Foram três anos pela região costeira de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, até Paraty, no Rio de Janeiro. Com um tripé e uma câmera nas mãos, o fotógrafo e cineasta Yuji Kodato passou a observar através das lentes o emaranhado de cores entre cachoeiras, praias, patrimônios históricos e belezas naturais que faziam parte do seu cotidiano. Desde o dia 16 de março, o resultado deste trabalho tem um destino comum em Uberlândia, com a exposição Corpo-Lugar. A mostra reúne duas séries fotográficas de artistas da produtora audiovisual Nóis, e seguem abertas para visitação na Oficina Cultural.




Matéria Escura



A partir da técnica da longa exposição, Yuji Kodato usa as imagens para diluir os corpos humanos em meio ao ambiente noturno e cria composições em que a luz escapa de uma noção objetiva. O intuito é proporcionar novas formas de observar a natureza com o advento da luz da Lua, de vagalumes e fontes artificiais que criam cenários impossíveis de serem prestigiados a olho nu. Para o artista, essa foi a grande inspiração para realizar a exposição. 



"São fotografias que utilizam a luz natural, quase todas noturnas. Era algo que fazia diariamente. Saía para caminhar, sempre sozinho, ia para a cachoeira, passeava com o tripé e a câmera e isso já era suficiente para observar tudo que despertava a atenção por meio das lentes", lembrou. 



Natural de Uberlândia, Yuji Kodato é autodidata em sua carreira artística, com dedicação para a produção audiovisual. Autor de documentários, filmes experimentais e projetos fotográficos autorais, ele trabalha principalmente temas relacionados ao corpo, cotidiano, cidade e paisagem. 



Fora do Lugar
                                                                          Alex Oliveira



Quem também é atração na exposição Corpo-Lugar é a série fotográfica Fora do Lugar, do artista visual Alex Oliveira. Desta vez, a inspiração surgiu da Bahia, em 2014, quando ele passou a investigar as similaridades entre as paisagens do sertão baiano e dos países do Oriente Médio. Com a construção de uma autorrepresentação ficcional, o expositor propõe um jogo narrativo para reforçar, na sua identidade de brasileiro mestiço, traços que o assemelham aos descendentes árabes. Além disso, utiliza da fotografia para resgatar a sua origem, com uma mistura de performance, memória e criatividade. 



Natural de Jequié (BA), Alex Oliveira é graduado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Em 2017, começou a desenvolver oficinas de fotografia contemporânea, como no Sesc Arsenal em Cuiabá (MT), em Belém (PA), pelo Prêmio Diário Contemporâneo, e na Fundação Curro Velho. Atualmente, reside em Uberlândia, onde atua em diferentes projetos artístico-culturais que envolvem a produção de imagens, estáticas ou em movimento. 



Inaugurada no dia 16 de março, a exposição Corpo-Lugar segue aberta para visitação até o dia 18 de abril, das 12h às 18h, na Galeria Lourdes Saraiva Queiroz, da Oficina Cultural.



Prestigie!

Exposição: Corpo-Lugar

Visitação: 16/03 a 18/04, segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Local: Galeria Lourdes Saraiva Queiroz, na Oficina Cultural

Endereço: praça Clarimundo Carneiro, 204, centro. 

Entrada franca







02/04/2018

PJ Godoy

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas