Escolas terminam processo seletivo para curso de tecnologia da Uniube Uberlândia

 Terminou no dia 23 de março o processo seletivo dos alunos que vão participar do curso de “Internet das Coisas, Automação para Jovens Empreendedores”, criado pela Uniube Uberlândia, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino. A seleção aconteceu em duas fases: a primeira na escola de origem do candidato e a segunda na Universidade.

Na primeira fase os diretores de cada escola indicaram os alunos que manifestaram desejo de aprender mais sobre o assunto de IoT e que tinham bom rendimento escolar. Foram 147 alunos indicados de 19 escolas públicas.

A segunda fase aconteceu no campus Marileusa com a leitura de uma carta do Reitor aos candidatos, apresentação de uma palestra motivacional do Sr. José Mauro Floriano (Algar) e entrevistas com os alunos. Desse processo foram selecionados 37 alunos de 17 escolas. O próximo passo será a matricula desses alunos e o início das aulas que está marcado para o dia 16 de abril.

O Curso



A “Internet das Coisas”, também conhecida como IoT (Internet of Things) é um conceito tecnológico que idealiza um mundo onde tudo ao redor do indivíduo seja fundido com a internet. Criando assim um mundo cada vez com menos barreiras entre o real e o virtual.  Atualmente, isso é visto em carros que estacionam sozinhos, roupas que aferem temperatura e batimentos cardíacos, portas com leitor biométrico, realidade aumentada via óculos específicos, etc.

No curso, os alunos vão estudar conteúdos de empreendedorismo, matemática aplicada, eletricidade instrumental, lógica aplicada à programação, internet das coisas e automação. Ao final, os alunos terão de desenvolver de forma prática um projeto de conclusão de curso.

Os benefícios para a educação na cidade são grandes. No que diz respeito aos alunos, esse será o primeiro momento de ligar suas atividades ao empreendedorismo, os estudantes terão mais espaço no mercado de trabalho com empregos voltados para o setor de tecnologias e vão concorrer a torneios com seu projeto. Tudo isso oferecido de forma gratuita pela Uniube.

Para as escolas, a valorização e o reconhecimento de ter seus melhores alunos elaborando projetos de tecnologia e automação elevando a autoestima de professores e alunos. Segundo o superintentende regional de ensino, Jakes Paulo, é de extrema importância a participação das escolas nesse projeto. "Chega ser um crime educacional privar os alunos do direito de aprender", afirmou Jakes. 

Já para a Uniube, o projeto serve para consolidar a Universidade através de ações extencionistas junto com a comunidade e aproximar as escolas do meio universitário, permitindo que os alunos já comecem, desde cedo, a vislumbrar o ensino superior. “A Uniube está animada, pois foram os melhores alunos de cada Escola e os que possuem uma afinidade com a área de tecnologia”, destacou um dos professores do curso, Ricardo Naufel.



Informações para a Imprensa
Rafael Leonel

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva