Mais de 2.800 brinquedos e jogos violentos foram arrecadados durante a Semana de Desarmamento Infantojuvenil

Atividade foi realizada junto a alunos de Uberlândia como incentivo à cultura da paz
Muitas brincadeiras, música boa, lanche especial e, principalmente, aprendizado. Mais de 200 alunos da rede de ensino participaram, na manhã desta sexta-feira (13), da cerimônia de encerramento da Semana do Desarmamento Infatojuvenil 2018. As atividades aconteceram no Mundo da Criança, no Parque do Sabiá, das 8h às 10h.

A campanha, que é uma alusão ao Dia Municipal do Desarmamento Infantojuvenil, celebrado neste domingo (15),começou no dia 3 de abril e percorreu diversas escolas. Além do trabalho de conscientização, as Secretarias Municipais de Educação e de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil organizaram um concurso de cartazes, promoveram oficinas e estimularam os alunos a doarem brinquedos e jogos que incitassem a violência.

“Neste ano nós tivemos um recorde. Conseguimos recolher mais de 2.800 brinquedos enquanto no ano passado foram cerca de 500. A cada brinquedo entregue, os alunos receberam um cupom e hoje nós sorteamos 220 prêmios, como ingressos para circo, bolas e bonecas. Esse número expressivo nos mostra que o trabalho foi bem feito e que conseguimos despertar nas crianças e jovens a consciência de se resolver os conflitos de forma pacífica”, revelou José Jonas Lacerda, psicólogo da Secretaria de Prevenção.

  O Ramon Lopes, aluno da Escola Municipal Emilio Ribas, na zona rural de Uberlândia, foi o mais sortudo. “Eu levei para a escola três jogos e recebi os cupons. Quando eu ouvi que eu tinha ganhado o tablete, eu nem acreditei! Eu gostava dos jogos, mas eu fiquei muito mais feliz com prêmio”, contou


Após os sorteios, os estudantes acompanharam a destruição dos brinquedos e receberam um lanche especial. A trilha sonora ficou por conta da banda da 9ª Região da Polícia Militar.

 Participaram da iniciativa a  Ação Cívico Social (Aciso) da Polícia Militar, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários (Unipas) e a União Nacional e Internacional de Capelães Evangélicos Voluntários (Unicev).

FOTOS :
Valter de Paula – Secom / PMU

13/04/18

Ellen Melo

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas