Mais de 2.800 brinquedos e jogos violentos foram arrecadados durante a Semana de Desarmamento Infantojuvenil

Atividade foi realizada junto a alunos de Uberlândia como incentivo à cultura da paz
Muitas brincadeiras, música boa, lanche especial e, principalmente, aprendizado. Mais de 200 alunos da rede de ensino participaram, na manhã desta sexta-feira (13), da cerimônia de encerramento da Semana do Desarmamento Infatojuvenil 2018. As atividades aconteceram no Mundo da Criança, no Parque do Sabiá, das 8h às 10h.

A campanha, que é uma alusão ao Dia Municipal do Desarmamento Infantojuvenil, celebrado neste domingo (15),começou no dia 3 de abril e percorreu diversas escolas. Além do trabalho de conscientização, as Secretarias Municipais de Educação e de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil organizaram um concurso de cartazes, promoveram oficinas e estimularam os alunos a doarem brinquedos e jogos que incitassem a violência.

“Neste ano nós tivemos um recorde. Conseguimos recolher mais de 2.800 brinquedos enquanto no ano passado foram cerca de 500. A cada brinquedo entregue, os alunos receberam um cupom e hoje nós sorteamos 220 prêmios, como ingressos para circo, bolas e bonecas. Esse número expressivo nos mostra que o trabalho foi bem feito e que conseguimos despertar nas crianças e jovens a consciência de se resolver os conflitos de forma pacífica”, revelou José Jonas Lacerda, psicólogo da Secretaria de Prevenção.

  O Ramon Lopes, aluno da Escola Municipal Emilio Ribas, na zona rural de Uberlândia, foi o mais sortudo. “Eu levei para a escola três jogos e recebi os cupons. Quando eu ouvi que eu tinha ganhado o tablete, eu nem acreditei! Eu gostava dos jogos, mas eu fiquei muito mais feliz com prêmio”, contou


Após os sorteios, os estudantes acompanharam a destruição dos brinquedos e receberam um lanche especial. A trilha sonora ficou por conta da banda da 9ª Região da Polícia Militar.

 Participaram da iniciativa a  Ação Cívico Social (Aciso) da Polícia Militar, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários (Unipas) e a União Nacional e Internacional de Capelães Evangélicos Voluntários (Unicev).

FOTOS :
Valter de Paula – Secom / PMU

13/04/18

Ellen Melo

Comentários

potagens mais vistas

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Meu Café no Sistema FAEMG

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil