Espaço Cultural Dmae abre exposição nesta terça-feira (3)

Artista Vânia Armada utiliza a terra para retratar o universo indígena
Foto: Comunicação Dmae
 Unir a arte e a preocupação com o meio ambiente. Esta é a proposta da artista Vânia Armada em sua exposição Somos da Terra, composta por dez telas. Diferentemente das pinturas que utilizam tintas convencionais, a artista usa variados tons de terra para expressar o universo indígena. Inaugurada nesta terça-feira (3), a exposição segue aberta para visitação até o dia 30 de abril, das 8h às 17h, no Espaço Cultural Dmae.


Com inspiração nas pinturas da artista mineira Darli de Oliveira, que também utiliza a terra como matéria-prima principal, as pinturas de Vânia Armada são resultado de uma série de pesquisas de materiais, conteúdos e processos. O objetivo com os experimentos era atingir uma escala cromática com tons terrosos que criam uma relação do artista com o ambiente, a natureza e com o próprio ser humano. “Experimentei vários materiais. Cerâmica, aquarela, lápis de cor, grafite, mas depois que comecei a usar a terra, não parei”, ressaltou.


Natural de Patrocínio (MG), Vânia Armada é graduada em Direito, mas sua carreira é baseada na arte. Formada no Ateliê de Criação em Arte, do Studio Casa de Ideias, a artista, que reside em Uberlândia desde 2003, atua em diferentes projetos artístico-culturais ligados a questionamentos sociais, com abordagens visuais de povos indígenas, tribos africanas ou expatriados.


 Arte e meio ambiente

Foto: Comunicação Dmae
Desde 2014, quando começou a trabalhar com arte profissionalmente, Vânia Armada teve a preocupação de não só retratar o meio ambiente, mas de também cuidar da natureza enquanto cria. Por isso, a artista decidiu representar a natureza usando a própria natureza.




Ela conheceu a técnica em 2015 e, desde então, trocou definitivamente a tinta pela terra. Para ela, usar o elemento vai além de representar o ambiente. Trata-se de uma preocupação com o meio ambiente. “Minha intenção é levar a beleza das pinturas corporais dos povos indígenas para dentro de cada um de nós. Fico muito feliz em poder participar desta exposição, pois conheço os projetos e sei da preocupação que o Dmae, assim como eu, tem com o meio ambiente”. 



Prestigie!

Exposição: Somos da Terra 

Visitação: 03/04 a 30/04, segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

Local:Sede Dmae

Endereço: Av. Rondon Pacheco, 6400 - Tibery

Entrada franca



Adrivânia Santos

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva