Espaço Cultural Dmae abre exposição nesta terça-feira (3)
Artista Vânia Armada utiliza a terra para retratar o universo indígena
Prestigie!
Exposição: Somos da Terra
Visitação: 03/04 a 30/04, segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
Local:Sede Dmae
Endereço: Av. Rondon Pacheco, 6400 - Tibery
Entrada franca
Adrivânia Santos
Foto: Comunicação Dmae |
Unir a arte e a preocupação com o meio ambiente. Esta é a proposta da artista Vânia Armada em sua exposição Somos da Terra, composta por dez telas. Diferentemente das pinturas que utilizam tintas convencionais, a artista usa variados tons de terra para expressar o universo indígena. Inaugurada nesta terça-feira (3), a exposição segue aberta para visitação até o dia 30 de abril, das 8h às 17h, no Espaço Cultural Dmae.
Com inspiração nas pinturas da artista mineira Darli de Oliveira, que também utiliza a terra como matéria-prima principal, as pinturas de Vânia Armada são resultado de uma série de pesquisas de materiais, conteúdos e processos. O objetivo com os experimentos era atingir uma escala cromática com tons terrosos que criam uma relação do artista com o ambiente, a natureza e com o próprio ser humano. “Experimentei vários materiais. Cerâmica, aquarela, lápis de cor, grafite, mas depois que comecei a usar a terra, não parei”, ressaltou.
Natural de Patrocínio (MG), Vânia Armada é graduada em Direito, mas sua carreira é baseada na arte. Formada no Ateliê de Criação em Arte, do Studio Casa de Ideias, a artista, que reside em Uberlândia desde 2003, atua em diferentes projetos artístico-culturais ligados a questionamentos sociais, com abordagens visuais de povos indígenas, tribos africanas ou expatriados.
Arte e meio ambiente
![]() |
Foto: Comunicação Dmae |
Desde 2014, quando começou a trabalhar com arte profissionalmente, Vânia Armada teve a preocupação de não só retratar o meio ambiente, mas de também cuidar da natureza enquanto cria. Por isso, a artista decidiu representar a natureza usando a própria natureza.
Ela conheceu a técnica em 2015 e, desde então, trocou definitivamente a tinta pela terra. Para ela, usar o elemento vai além de representar o ambiente. Trata-se de uma preocupação com o meio ambiente. “Minha intenção é levar a beleza das pinturas corporais dos povos indígenas para dentro de cada um de nós. Fico muito feliz em poder participar desta exposição, pois conheço os projetos e sei da preocupação que o Dmae, assim como eu, tem com o meio ambiente”.
Prestigie!
Exposição: Somos da Terra
Visitação: 03/04 a 30/04, segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
Local:Sede Dmae
Endereço: Av. Rondon Pacheco, 6400 - Tibery
Entrada franca
Adrivânia Santos
Comentários