Alunos de escola do Morumbi se mobilizam contra o Aedes nesta quarta (4)

De forma lúdica e pedagógica, gincana apresenta riscos trazidos pelo mosquito; profissionais ensinam estudantes a eliminar vários tipos de criadouro

Dando sequência às ações da campanha “Conscientizar para eliminar – 24h contra o mosquito”,a Prefeitura de Uberlândia realiza, nesta quarta-feira (4), a gincana contra o Aedes com os alunos da escola Professora Irene Monteiro Jorge, no bairro Morumbi. O objetivo da ação, que ocorre dentro do Programa Saúde Escolar, é transformar as crianças e adolescentes em agentes multiplicadores no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

A partir das 13h, os alunos do ensino fundamental participarão de uma série de brincadeiras - fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação - que trabalharão de forma lúdica e pedagógica as várias maneiras de eliminar os criadouros do Aedes. Todas as atividades são relacionadas aos riscos causados pelo mosquito e apostam na sensibilização dos estudantes e funcionários da escola.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Redes de Educação em Saúde, Andrea Flávia da Silva Corrêa, o objetivo do projeto é apresentar estratégias de mobilização contra o mosquito - sendo de caráter educativo e preventivo. “Queremos conscientizar sobre o papel de todos no combate ao mosquito, reforçando sobre quais são os criadouros, as doenças transmitidas e instigar todos, de maneira lúdica, a eliminar estes objetos e locais que poderão ser usados para a proliferação do Aedes”, explicou. 

Um dia para brincar, conscientizar e replicar

            O tema será tratado, conforme explica Andrea Corrêa, de forma divertida e os alunos participarão de gincanas educativas, utilizando como instrumento principal os possíveis criadouros (como pneus, sacos de lixo, latas e garrafas pet, por exemplo).  “Eles vão recolher os objetos com o saco de lixo que será utilizado na próxima etapa, que é uma corrida. Também terá uma brincadeira com as garrafas descartáveis, um circuito de corrida com pneus e a busca por criadouros que estarão escondidos na escola”, revelou.

            O momento será de brincadeira para eles, mas a todo instante será reforçada a importância de eliminar estes objetos, principalmente em suas casas. Para o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, José Humberto Arruda, as crianças têm um papel importante em ações de saúde. “É essencial criar uma noção de saúde preventiva. Elas aprendem, sabem reconhecer e cobram dos pais a manutenção adequada dos possíveis focos do mosquito transmissor. Plantam dentro da família as ações corretas. Percebemos isso quando elas dizem para nossos agentes que aprenderam tudo sobre o Aedes na escola, inclusive corrigem os pais quando fazendo algo errado”, observou.




Participe!



Conscientizar para eliminar – 24h contra o mosquito”
E. M. Profª Irene Monteiro Jorge - R. Canoas, 113 - Morumbi, Uberlândia 
 4 de abril, a partir de 13h

Brincadeiras: Corrida do saco, prova da garrafa nos engradados, boliche do Aedes, latinha na mira, pratinho de plantas, circuito de pneus, cabo de guerra contra o Aedes. 





03/04/2018

Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva