Alunos de escola do Morumbi se mobilizam contra o Aedes nesta quarta (4)

Dando sequência às ações da campanha “Conscientizar para eliminar – 24h contra o mosquito”,a Prefeitura de Uberlândia realiza, nesta quarta-feira (4), a gincana contra o Aedes com os alunos da escola Professora Irene Monteiro Jorge, no bairro Morumbi. O objetivo da ação, que ocorre dentro do Programa Saúde Escolar, é transformar as crianças e adolescentes em agentes multiplicadores no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.
A partir das 13h, os alunos do ensino fundamental participarão de uma série de brincadeiras - fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação - que trabalharão de forma lúdica e pedagógica as várias maneiras de eliminar os criadouros do Aedes. Todas as atividades são relacionadas aos riscos causados pelo mosquito e apostam na sensibilização dos estudantes e funcionários da escola.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Redes de Educação em Saúde, Andrea Flávia da Silva Corrêa, o objetivo do projeto é apresentar estratégias de mobilização contra o mosquito - sendo de caráter educativo e preventivo. “Queremos conscientizar sobre o papel de todos no combate ao mosquito, reforçando sobre quais são os criadouros, as doenças transmitidas e instigar todos, de maneira lúdica, a eliminar estes objetos e locais que poderão ser usados para a proliferação do Aedes”, explicou.
Um dia para brincar, conscientizar e replicar
O tema será tratado, conforme explica Andrea Corrêa, de forma divertida e os alunos participarão de gincanas educativas, utilizando como instrumento principal os possíveis criadouros (como pneus, sacos de lixo, latas e garrafas pet, por exemplo). “Eles vão recolher os objetos com o saco de lixo que será utilizado na próxima etapa, que é uma corrida. Também terá uma brincadeira com as garrafas descartáveis, um circuito de corrida com pneus e a busca por criadouros que estarão escondidos na escola”, revelou.
O momento será de brincadeira para eles, mas a todo instante será reforçada a importância de eliminar estes objetos, principalmente em suas casas. Para o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, José Humberto Arruda, as crianças têm um papel importante em ações de saúde. “É essencial criar uma noção de saúde preventiva. Elas aprendem, sabem reconhecer e cobram dos pais a manutenção adequada dos possíveis focos do mosquito transmissor. Plantam dentro da família as ações corretas. Percebemos isso quando elas dizem para nossos agentes que aprenderam tudo sobre o Aedes na escola, inclusive corrigem os pais quando fazendo algo errado”, observou.
Participe!
Conscientizar para eliminar – 24h contra o mosquito”
E. M. Profª Irene Monteiro Jorge - R. Canoas, 113 - Morumbi, Uberlândia
4 de abril, a partir de 13h
Brincadeiras: Corrida do saco, prova da garrafa nos engradados, boliche do Aedes, latinha na mira, pratinho de plantas, circuito de pneus, cabo de guerra contra o Aedes.
03/04/2018
Hismênia Keller
Comentários