Brasileiro lança livro sobre a África, nos Estados Unidos

O escritor Altair Maia (economista pela UnB) lança seu mais recente livro nos Estados Unidos.
O livro, intitulado “The African Unsung Heroe”, relata a história de um líder africano e sua luta para desenvolver a região do Sahel, uma das regiões mais pobres do mundo.

Jonathan Makeba busca parcerias internacionais para explorar, processar e comercializar as matérias primas da África, a partir da própria África, na região onde elas existem ou afloram.


A busca de parcerias para a completa cadeia produtiva, da extração até a comercialização e/ou exportação justifica-se, pois pelo modelo atual as grandes empresas internacionais que operam na África apenas extraem os recursos naturais, coloca-os num navio e vão processa-los e comercializa-los em diversas partes do mundo, onde geram lucros, impostos e desenvolvimento, deixando na África apenas a devastação e a degradação ambiental.

Na segunda metade do século passado, uma seca mais prolongada do que o normal, na região do Sahel, levou à morte milhares de pessoas. Na busca de soluções para a região a Organização das Nações Unidas – ONU, desenvolveu um plano para ajudar os povos daquela região. Esse plano se baseava no atendimento das necessidades da região de adubos e fertilizantes para a agricultura familiar. O problema maior se concentrava no transporte desses adubos e fertilizantes até a região do Sahel, cujo frete era muitas vezes mais caro do que o próprio produto. 

As dificuldades de transporte do material, para o programa de ajuda ao Sahel, associado à corrupção de alguns dirigentes, transformaram a ajuda em “fumaça”.

É nesse ponto que entra a história de Jonathan Makeba. Detentor dos direitos de exploração de uma mina de fosfato na fronteira do Burkina Faso com o Níger, em plena zona do Sahel, JM consegue formar uma parceria com uma grande empresa de mineração, para extrair, processar e comercializar o fosfato a partir daquela região erma, para todo o Sahel e toda a África, viabilizando o programa da ONU para a agricultura familiar.

Porém, as forças da corrupção......

Ambientado no coração da África negra, é um livro curioso, romanceado, intrigante e bastante atual, vis-à-vis a migração de africanos para os países ricos da Europa e a recente onda de atentados em Paris.

DR.ALTAIR DE SOUZA MAIA
O autor do livro é mineiro, de Unaí (uai), filho do senhor Vicente Francisco de Sousa e de dona Maria Maia do Amaral.
Altair de Sousa Maia é economista pela Universidade de Brasília - UnB, com especialização em Comércio Exterior.

Por uma década trabalhou no Ministério das Relações Exteriores - MRE, e no Ministério da Indústria e do Comércio - MDIC, em Brasília/DF.

Como professor de Economia lecionou na Universidade Católica de Brasília, na Uneb, e na Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda.

Como profissional liberal e consultor, elaborou projetos os mais diversos, sempre ligados à importação e exportação. Participou de feiras e missões comerciais em diversos países principalmente na Europa e nas Américas.

Hoje dedica-se à consultoria internacional, especialmente em assuntos africanos, e a proferir palestras em universidades e entidades no Brasil e no exterior.
a) Vanderlei Jose de Melo - Editor


Vanderlei Jose de Melo - Editor
JORNAL AGORA

Comentários

potagens mais vistas

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos