Brasileiro lança livro sobre a África, nos Estados Unidos

O escritor Altair Maia (economista pela UnB) lança seu mais recente livro nos Estados Unidos.
O livro, intitulado “The African Unsung Heroe”, relata a história de um líder africano e sua luta para desenvolver a região do Sahel, uma das regiões mais pobres do mundo.

Jonathan Makeba busca parcerias internacionais para explorar, processar e comercializar as matérias primas da África, a partir da própria África, na região onde elas existem ou afloram.


A busca de parcerias para a completa cadeia produtiva, da extração até a comercialização e/ou exportação justifica-se, pois pelo modelo atual as grandes empresas internacionais que operam na África apenas extraem os recursos naturais, coloca-os num navio e vão processa-los e comercializa-los em diversas partes do mundo, onde geram lucros, impostos e desenvolvimento, deixando na África apenas a devastação e a degradação ambiental.

Na segunda metade do século passado, uma seca mais prolongada do que o normal, na região do Sahel, levou à morte milhares de pessoas. Na busca de soluções para a região a Organização das Nações Unidas – ONU, desenvolveu um plano para ajudar os povos daquela região. Esse plano se baseava no atendimento das necessidades da região de adubos e fertilizantes para a agricultura familiar. O problema maior se concentrava no transporte desses adubos e fertilizantes até a região do Sahel, cujo frete era muitas vezes mais caro do que o próprio produto. 

As dificuldades de transporte do material, para o programa de ajuda ao Sahel, associado à corrupção de alguns dirigentes, transformaram a ajuda em “fumaça”.

É nesse ponto que entra a história de Jonathan Makeba. Detentor dos direitos de exploração de uma mina de fosfato na fronteira do Burkina Faso com o Níger, em plena zona do Sahel, JM consegue formar uma parceria com uma grande empresa de mineração, para extrair, processar e comercializar o fosfato a partir daquela região erma, para todo o Sahel e toda a África, viabilizando o programa da ONU para a agricultura familiar.

Porém, as forças da corrupção......

Ambientado no coração da África negra, é um livro curioso, romanceado, intrigante e bastante atual, vis-à-vis a migração de africanos para os países ricos da Europa e a recente onda de atentados em Paris.

DR.ALTAIR DE SOUZA MAIA
O autor do livro é mineiro, de Unaí (uai), filho do senhor Vicente Francisco de Sousa e de dona Maria Maia do Amaral.
Altair de Sousa Maia é economista pela Universidade de Brasília - UnB, com especialização em Comércio Exterior.

Por uma década trabalhou no Ministério das Relações Exteriores - MRE, e no Ministério da Indústria e do Comércio - MDIC, em Brasília/DF.

Como professor de Economia lecionou na Universidade Católica de Brasília, na Uneb, e na Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda.

Como profissional liberal e consultor, elaborou projetos os mais diversos, sempre ligados à importação e exportação. Participou de feiras e missões comerciais em diversos países principalmente na Europa e nas Américas.

Hoje dedica-se à consultoria internacional, especialmente em assuntos africanos, e a proferir palestras em universidades e entidades no Brasil e no exterior.
a) Vanderlei Jose de Melo - Editor


Vanderlei Jose de Melo - Editor
JORNAL AGORA

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva