Algar telecom apresenta projeto de modernização da rede móvel

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, participou nesta quinta-feira, ao lado do prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, da apresentação dos novos investimentos do Grupo Algar na área de tecnologia. O destaque da apresentação foi a ampliação de cobertura do sistema da Algar Telecom a partir da primeira fase de modernização e expansão da rede móvel 3G e 4G.
“É um grupo vocacionado ao empreendedorismo e que acredita no Brasil. Uberlândia viveu várias fases de desenvolvimento e os micropolos de tecnologia de informação são as novas possibilidades de crescimento da cidade. Conseguimos atrair empresas e temos universidades e capital humano para isso”, observou o prefeito Gilmar Machado.

Também houve investimentos na penetração da banda larga fixa. Os índices subiram consideravelmente nos municípios da área de concessão no período de 2014 a 2015. Os grupos de análise de penetração da tecnologia são compostos por localidades com mais de 50 mil habitantes (aumento de 46%), de 20 a 50 mil habitantes (ampliação de 52%) e cidades com menos de 20 mil habitantes (crescimento de 71%).

O investimento das novas redes tem sido feito em parceria com a Nokia. A modernização passa pela implementação da tecnologia da empresa finlandesa e é considerada a mais avançada em termos de tecnologia da informação e comunicação do país. Parte do investimento é viabilizada pelos benefícios do Regime Especial de Tributação do Programa Nacional de Banda Larga (REPNBL).
“Cabe ao governo ser um facilitador e temos absoluta convicção que devemos apoiar cada vez mais as inovações tecnológicas e empresas regionais. Temos mais de cinco mil provedores pequenos espalhados pelo Brasil e eles também ajudam a fazer a inclusão digital. A grande meta é levar a banda larga a 95% da população brasileira”, disse o ministro.
Segundo o CEO da Algar, Luiz Alexandre Garcia, o grupo é um defensor das empresas regionais, característica essencial da Algar. “Entendemos que as empresas regionais estimulam a competitividade e entendem melhor as necessidades do mercado”, avaliou.
A Algar é uma empresa de Uberlândia criada em 1930. O segmento de telecomunicações (Algar Telecom) tem 61 anos de atividade e é o mais antigo do Brasil. De acordo com Luiz Alexandre Garcia, a troca para a tecnologia da Nokia foi feita com 100% de êxito. “Trabalhamos fortemente a implementação do 4G. Temos migrações e cronogramas a serem cumpridos”, destacou.
Dados apresentados pelo presidente da Algar Telecom, Jean Carlos Borges, revelam que mais de 80% dos municípios atendidos pela empresa têm menos de 50 mil habitantes. Hoje a empresa é responsável por 1,2 milhão de linhas de celulares e 1,4 milhão de linhas fixas. A modernização tecnológica do sistema Algar Telecom vai garantir maior cobertura, qualidade e velocidade aos clientes da área de concessão.
Além de trabalhar para levar a tecnologia 4G, a Algar vai ampliar ainda mais a cobertura 3G. “O projeto vai atuar na região do Brasil Central. No primeiro semestre de 2016 a previsão é que todas as localidades estejam 100% cobertas com o sinal 3G”, informou Borges.
O diretor de vendas e operações da Nokia, Márcio Gerbovic, afirmou que a modernização do sistema é um marco relevante em arquitetura tecnológica. “A Algar tem a mais moderna tecnologia de rádio acesso do Brasil. Estamos felizes por fazer parte deste projeto.”



Secretaria Municipal de Comunicação Social

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva