Maior espetáculo natalino será apresentado neste sábado e domingo

Neste sábado (19) e domingo (20) acontece o Iluminare, maior musical natalino de Uberlândia. O evento, que faz parte do Natal Luz, será realizado às margens da represa do Parque do Sabiá, às 20h, nos dois dias. Compõem a equipe artística, cerca de 70 pessoas, entre coral, bailarinos, tenores, malabaristas, solistas, músicos e atores. O evento conta com sincronização de efeitos sonoros, luzes, projeção de vídeos e queima de fogos cenográficos. O clímax do Iluminare é o momento que há uma encenação sobre a história do nascimento do menino Jesus pela visão de Maria até os dias atuais. A apresentação toda terá cerca de uma hora de duração e é gratuita.
Toda a estrutura onde os artistas irão se apresentar e de recepção para o público já está sendo montada.
Os artistas ocuparão o palco com performances de dança e teatro, amparados em músicas e narrações lúdicas e natalinas. O espetáculo é dinâmico e simultâneo. Música, iluminação e efeitos especiais estarão perfeitamente sincronizados.  

Segundo a diretora do Grupo Amacordes, responsável por coordenar os músicos, Maria Célia Vieira, o roteiro musical do espetáculo será mantido, mas passou por aprimoramento. “Como se trata da segunda edição, os músicos estão ainda mais preparados e motivados para o espetáculo. Teremos a participação de um violoncelista aumentando o número de instrumentos no palco. Participarão do coral 22 pessoas, quatro solistas e seis instrumentistas. Se no ano passado já foi belíssimo, este ano será ainda mais encantador. O repertório inclui canções natalinas nacional e internacional”, disse Maria Célia.


Dinâmica

 E o número do elenco faz do evento um dos maiores musicais natalinos. São 33 músicos e 15 bailarinos que se juntam a atores dando vida e movimento a encenação. A diretora artística e coreógrafa Cris Cabral conta que o primeiro ato abre com a apresentação do Anjo Gabriel anunciando que Jesus viria por meio de Maria, seguido de oferendas para o menino Jesus, encerrando com a música Aleluia, cantada pelo coral da Universidade Federal de Uberlândia e outros músicos como solistas, sopranos, coralistas, tenores, percussionista. O segundo ato é a demonstração da magia e a simbologia do Natal, das cores, brilho e encantamento. “Os anjos têm asas com quatro metros. É uma forma de simbolizar a paz que está faltando no mundo. Também haverá bailarinos dançando no tecido e na lira, malabares, um conjunto de arte circense. Ainda compõem o espetáculo crianças, pernas de pau, duendes, soldado de chumbo e é claro, o Papai Noel”.
Ainda de acordo com Cris Cabral, o Iluminare é um evento de muita responsabilidade. “Foca a parte da história de Jesus, traz a tona a parte religiosa e a tarefa de transmitir a importância do nascimento de Jesus e o que ele representa para a humanidade se torna ainda mais importante. Infelizmente, hoje o Papai Noel se torna muitas vezes mais lembrado que Jesus e não podemos esquecer que ele veio trazer paz e é o principal agente. Fiz grandes eventos fora do país, mas este está sendo muito especial porque transmite essa mensagem que faz valer à pena.”

 Inspiração

 No ano passado, aproximadamente 12 mil pessoas assistiram ao Iluminare. “Aguardamos um público ainda maior este ano. O espaço será mais amplo, terá mais efeitos de luz e fogos. O espetáculo é muito lindo e está sendo produzido com muito carinho para as famílias de Uberlândia”, disse Antônia Nunes, diretora da Viva Marketing, empresa de produção cultural responsável pela realização do Iluminare.
O Iluminare foi inspirado no espetáculo Nativitaten de Gramado e conta com a parceria da mesma equipe de tecnologia que faz os eventos de lá (Veritas Eventos). Cidade referência em eventos natalinos, Gramado realiza este tipo de atração há 30 anos. O Nativitaten é realizado nas margens do lago Joaquina Rita Bier e a entrada é franca.

Patrocínios

Os projetos culturais que contemplam os eventos Parada de Natal, Iluminare e Flash Mobs contam com o patrocínio da Cemig, Algar, Martins, Uberlândia Refrescos, Souza Cruz e Syngenta, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Governo Federal e com o apoio da BR Foods e Codemig. A Caixa Econômica Federal está patrocinando o projeto Natal no bairro. O projeto Praça Iluminada tem as parcerias das empresas São Miguel, Realiza Construtora, Autotrans, Rodoban, Sorriso de Minas, MRV e TV Vitoriosa/Goiás. A realização de toda a programação natalina é da Prefeitura, através da Secretaria de Governo, e da VIVA Marketing Promocional.

Serviço

 Iluminare – Grande Musical de Natal

 sábado (19) e domingo (20)

Local: margens da represa do Parque do Sabiá, entrada pela Rua Haia, Bairro Tibery

Horário: Sempre às 20h






Secretaria Municipal de Comunicação Social

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva