PATROCINIO MG-Acervo Itinerante: Sociedade Amigos da Biblioteca de Patrocínio ganha prêmio por projeto de inclusão cultural
Promover o acesso da arte literária àqueles que, por estarem temporariamente privados de sua liberdade e/ou em tratamento terapêuticos, não podem freqüentar a Biblioteca Pública Municipal. Esse é um dos objetivos do projeto Acervo Itinerante, idealizado e promovido pela Sociedade Amigos da Biblioteca (SAB) levando livros do acervo da Biblioteca Municipal aos internos da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), Fazenda Colina da Paz, Fazenda Amaravida e Comunidade Terapêutica do Triângulo.
Inscrito no edital do Ministério da Cultura, através do núcleo de projetos da Secretaria Municipal de Cultura, o “Acervo Itinerante” ficou em primeiro lugar na categoria “Promoção da leitura em espaços não formais” e ganhou o prêmio de 30 mil reais.
“É um grande orgulho para todos nós, pois amamos o que fazemos e acreditamos que a leitura pode transformar a vida dessas pessoas”, disse a presidente da SAB e coordenadora de projetos da Secretaria M. de Educação, Luciana Dolores Gerônimo
O anúncio da premiação aconteceu na tarde da quinta-feira (3), na sala de reuniões do gabinete do prefeito, onde estiveram reunidos o prefeito Dr. Lucas Campos de Siqueira, o presidente da Fundação Casa da Cultura, Luiz Carlos Capuano, os membros da diretoria da Sociedade Amigos da Biblioteca (SAB) e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Casa da Cultura.
“O valor do prêmio será investido na ampliação do projeto, de forma a ser executado com mais frequência e maior qualidade a partir da compra de equipamentos necessários dos quais a equipe da SAB ainda não dispõe”, explicou a presidente da Sociedade lembrando que “a SAB não só leva o livro, mas também se faz presente com a equipe que sempre se prepara bem antes das visitas, escolhe bons textos que são lidos e partilhados com os leitores”.
A coordenadora do núcleo de projetos da Secretaria Municipal de Cultura, Helena Alves Pires Nunes destacou que a equipe apóia vários grupos culturais do município como: folia de reis, grupo de congados, corporação musical Abel Ferreira, entre outros indicando e inscrevendo seus projetos em editais publicados pelo Ministério da Cultura.
Durante o anúncio da premiação Dr. Lucas fez questão de parabenizar o trabalho de toda a equipe da Secretaria que tem executado com muita dedicação vários projetos e eventos no município. “Quando assumimos a Administração, a secretaria de cultura era quase inerte, atuava apenas na promoção do carnaval. Hoje vemos várias atividades, projetos e movimentos culturais sendo valorizados pela nossa secretaria”, disse Dr. Lucas.
Luiz Carlos Capuano também parabenizou o trabalho da equipe, ressaltando que o 1º lugar alcançado pelo projeto da SAB comprova o trabalho bem executado, o comprometimento e competência de todos os funcionários envolvidos.
Comentários