O verão e o câncer de pele:temperaturas mais quentes, proteção maior ainda!

blogdocancer.com.b
Com a chegada da estação mais quente do ano, o verão no Brasil tem início no dia 21/12, e durante o “Dezembro Laranja”, campanha realizada neste mês contra o câncer de pele, um alerta é feito pela oncologista Paula Philbert, da equipe do Oncocentro Minas Gerais. “Proteja-se bem do sol! A cada ano a incidência dos raios ultravioletas está mais forte devido a fatores ambientais. Exatamente por isso, todos devem se cuidar e o filtro solar é fundamental em todas as estações do ano”, reforça o especialista. 


 Essa precaução tem fundamento. Para 2016, 175.760 são as estimativas de casos de câncer de pele no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Sendo o mais frequente no país, o câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores malignos diagnosticado nos brasileiros.


Segundo Paula Philbert, o grupo de maior risco são as pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados.



“Como a pele é o maior órgão do corpo isso possibilita o surgimento de diferentes tipos de câncer. O mais comum e menos agressivo, responsável por 70% dos diagnósticos é o carcinoma basocelular, que surge mais frequentemente em regiões mais expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Já o carcinoma epidermoide, atinge 25% dos casos. Por último e com maiores índices de mortalidade, vem o melanoma, que tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos”, explica a oncologista.



Para a prevenção do câncer de pele o ideal é usar o protetor solar. “A aplicação deve ocorrer ainda em casa e reaplicado a cada duas horas. É necessária usar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida. O filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens e penetra na pele”, afirma Paula Philbert.



Mas só o protetor solar não basta! A prevenção deve ser reforçada por outros mecanismos, como roupas, chapéus e óculos apropriados. A exposição ao sol deve ser evitada no período de 10h às 16h. Quem for para a praia ou piscina, deve usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. Além disso, é importante consultar um dermatologista regularmente para uma avaliação cuidadosa da pele.



Assessoria de imprensa do Oncocentro Minas Gerais: 

Ampla Comunicação

Jornalistas responsáveis: Liège Camargos, Marianna Moreira e Fernanda Cruz

(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 98788-0043

imprensa2@amplacomunicacao.com.br

Dezembro/2015

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva