Nova diretoria do Compod é empossada


Tomaram posse nesta quinta-feira (10), os 22 membros titulares de órgãos governamentais e de entidades da sociedade civil organizada que irão compor a nova diretoria do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compod). Os conselheiros irão atuar para o biênio de 2015/2017.

            O Compod, criado em 17 de janeiro de 2002, através da Lei nº 7934, tem como finalidade principal a proteção e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. O Conselho é um órgão colegiado de assessoramento, de caráter permanente, paritário, deliberativo, controlador e fiscalizador da política de atendimento no âmbito do Município de Uberlândia. O Conselho é um espaço permanente de debates entre vários setores da sociedade, e atua junto aos órgãos representantes da sociedade civil organizada e do Governo na busca de ações relevantes em favor da promoção e ampliação da cidadania e direitos humanos das mulheres
.A nova presidente do Compod, Marinéia Crosara de Resende, disse que atualmente Uberlândia conta com mais de 150 mil pessoas com deficiência. Diante dos dados, ela afirmou que são muitos os desafios, mas que com a ajuda de todos os membros do conselho, a luta pelos direitos dessas pessoas será acompanhada e haverá  constante articulação e diálogo com os gestores das administrações públicas e privadas na defesa e garantia dos direitos. “Vamos levar ao conhecimento da população a existência das pessoas com deficiência e conquistar mais avanços para todos”, disse. 

            Um dos membros do conselho, Gilmar Borges afirma que a cidade tem conquistado muita coisa e citou a questão da acessibilidade no transporte público e a educação inclusiva como exemplos que muitas cidades deveriam seguir. “A cidade é referência quando o assunto é inclusão, isso mostra a ação efetiva do conselho no acompanhamento de políticas na área da deficiência”, ressaltou.
            O Compod tem representatividade de diversas instituições e contempla os segmentos físico, auditivo, visual e intelectual. 


Paula Maia
10/12/2015
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva